Bahia

Estratégias de incentivo à vacinação adotadas na Bahia são destaque em congresso de saúde

19 de Julho de 2023 - Redação Pernambués agora
[Estratégias de incentivo à vacinação adotadas na Bahia são destaque em congresso de saúde]

O encontro reúne mais de 10 mil pessoas com o intuito de discutir os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, e conta com a presença da delegação baiana chefiada pela secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

FOTO: Divulgação

Os avanços nas estratégias de vacinação na Bahia estiveram entre os temas abordados durante os primeiros dias do 37ª Congresso do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS), maior evento de saúde pública da América do Sul, que esse ano tem como tema “O SUS que Falta no Brasil”, e acontece em Goiânia, entre os dias 16 e 19 de julho. O encontro reúne mais de 10 mil pessoas com o intuito de discutir os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, e conta com a presença da delegação baiana chefiada pela secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

Na abertura do encontro, a ministra da Saúde Nísia Trindade anunciou que o Ministério da Saúde vai destinar mais de R$ 151 milhões a estados e municípios para aumentar os incentivos à multivacinação de crianças e adolescentes. O recurso, segundo a ministra, faz parte das ações de microplanejamento, voltado à realização de diagnóstico e ações locais para ampliar a vacinação.

Para a secretária Roberta Santana, a ação será um reforço a mais nos esforços do Governo do Estado para o incentivar a vacinação e a retomada das taxas de cobertura vacinal. Lançado no início do ano, o programa Vacina Bahia prevê, prioritariamente, elevar a cobertura das vacinas contra a Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral.

 “Recebemos com grande alegria o anúncio da ministra sobre o programa de incentivo à vacinação. O Governo da Bahia já vem conseguindo ótimos resultados com as ações implementadas pelo Vacina Bahia, acreditamos que, com mais esse auxílio, retomaremos os índices seguros de cobertura vacinal para os principais imunizantes do calendário básico de vacinação”, comemorou Santana ao explicar que o Estado tem disponibilizado recursos humanos e equipamentos para os 43 municípios com até 100 mil habitantes com as mais baixas coberturas vacinais.

O Programa Vacina Bahia abrange todos os municípios baianos com realização de ações de imunização nas escolas e disponibilização de 10 veículos para vacinação itinerante realizadas em áreas rurais, povos tradicionais, povos originários e vulneráveis.

Comentários

Outras Notícias

[Ingressos para evento da Fenty Beauty, de Rihanna, se esgotam em menos de um dia em Salvador]
Bahia

Ingressos para evento da Fenty Beauty, de Rihanna, se esgotam em menos de um dia em Salvador

28 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação / Fenty Beauty

[Bahia recebe reforço de 48 médicos especialistas para ampliar atendimento no SUS ]
Saúde

Bahia recebe reforço de 48 médicos especialistas para ampliar atendimento no SUS

28 de Agosto de 2025

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

[Lula regulamenta TV 3.0 e projeta estreia no Brasil antes da Copa de 2026]
Brasil

Lula regulamenta TV 3.0 e projeta estreia no Brasil antes da Copa de 2026

28 de Agosto de 2025

Foto: José Cruz / EBC

[Torcida organizada do Vitória confronta elenco após goleada para o Flamengo]
Esportes

Torcida organizada do Vitória confronta elenco após goleada para o Flamengo

28 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Instagram

[Atriz María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha de “Chaves”, é internada no México]
Mundo

Atriz María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha de “Chaves”, é internada no México

27 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Flica 2025 reúne Gregório Duvivier, Rita Batista e ex-ministro da Palestina em Cachoeira]
Bahia

Flica 2025 reúne Gregório Duvivier, Rita Batista e ex-ministro da Palestina em Cachoeira

27 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Divulgação