Estratégias de incentivo à vacinação adotadas na Bahia são destaque em congresso de saúde
19 de Julho de 2023 - Redação Pernambués agora
O encontro reúne mais de 10 mil pessoas com o intuito de discutir os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, e conta com a presença da delegação baiana chefiada pela secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.
FOTO: Divulgação
Os avanços nas estratégias de vacinação na Bahia estiveram entre os temas abordados durante os primeiros dias do 37ª Congresso do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS), maior evento de saúde pública da América do Sul, que esse ano tem como tema “O SUS que Falta no Brasil”, e acontece em Goiânia, entre os dias 16 e 19 de julho. O encontro reúne mais de 10 mil pessoas com o intuito de discutir os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, e conta com a presença da delegação baiana chefiada pela secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.
Na abertura do encontro, a ministra da Saúde Nísia Trindade anunciou que o Ministério da Saúde vai destinar mais de R$ 151 milhões a estados e municípios para aumentar os incentivos à multivacinação de crianças e adolescentes. O recurso, segundo a ministra, faz parte das ações de microplanejamento, voltado à realização de diagnóstico e ações locais para ampliar a vacinação.
Para a secretária Roberta Santana, a ação será um reforço a mais nos esforços do Governo do Estado para o incentivar a vacinação e a retomada das taxas de cobertura vacinal. Lançado no início do ano, o programa Vacina Bahia prevê, prioritariamente, elevar a cobertura das vacinas contra a Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral.
“Recebemos com grande alegria o anúncio da ministra sobre o programa de incentivo à vacinação. O Governo da Bahia já vem conseguindo ótimos resultados com as ações implementadas pelo Vacina Bahia, acreditamos que, com mais esse auxílio, retomaremos os índices seguros de cobertura vacinal para os principais imunizantes do calendário básico de vacinação”, comemorou Santana ao explicar que o Estado tem disponibilizado recursos humanos e equipamentos para os 43 municípios com até 100 mil habitantes com as mais baixas coberturas vacinais.
O Programa Vacina Bahia abrange todos os municípios baianos com realização de ações de imunização nas escolas e disponibilização de 10 veículos para vacinação itinerante realizadas em áreas rurais, povos tradicionais, povos originários e vulneráveis.
Comentários
Outras Notícias
Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica
26 de Junho de 2026Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]
Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal
26 de Junho de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS
26 de Junho de 2026Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes
26 de Junho de 2026Foto: José Cruz/Agência Brasil
Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia
26 de Junho de 2026Foto: Divulgação Procon-BA
Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador
25 de Junho de 2026Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023