Festival de Música e Arte do Olodum acontece neste final de semana no Pelourinho; veja programação
14 de Julho de 2023 - Redação Pernambués agora
Entre outras atividades, o festival, que ocorre há quatro décadas, tem o objetivo de escolher composições que representem o pensamento musical da banda.
FOTO: Magali Moraes
Um dos mais tradicionais eventos culturais da Bahia, o Festival de Música e Arte do Olodum (Femadum) acontece neste final de semana, no Centro Histórico, em Salvador. Entre outras atividades, o festival, que ocorre há quatro décadas, tem o objetivo de escolher composições que representem o pensamento musical da banda.
O evento acontece no Largo do Pelourinho no sábado (15) e domingo (16) e é gratuito. Além disso, na sexta-feira (14) acontecem workshops de percussão, turbantes e amarrações, palestras e música. Neste ano, o tema do Femadum será 'O Tambor Cidadão na Construção da Musicalidade Afro-Brasileira'.
No sábado, a partir das 13h, haverá um homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, com apresentações do Samba Ohana, Banda Olodum Mirim, Água Fresca e da percussão do Olodum com os cantores e convidados.
Já no domingo, a partir das 13h, o evento começa com apresentação da percussão do Olodum e participação de ex cantores. Neste momento serão anunciados os vencedores do festival, com a entrega do troféu. A cantora Ana Mametto se apresenta com outros convidados. O evento será finalizado com show da banda Olodum. Toda programação é aberta ao público e a expectativa é que cerca de dez mil pessoas passem pelo local.
Workshop, palestras e encontros musicais
A programação Femadum terá um dia de atividades extras em espaços diversos do Pelourinho. Workshops, palestras e encontros musicais ocorrem com nomes como Escola Olodum, Negra Jhô, DJ Branco, Filhas do Som, Banda Feminina Didá e Slan das Minas.
A programação começa às 9h, com o Workshop de percussão O tambor e o samba-reggae realizado pela Escola Olodum, com encerramento às 16h. Turbantes; coroas, símbolos e a resistência é o nome do Workshop de turbantes e amarrações que acontece a partir das 14h no Espaço Negra Jhô.
No mesmo horário acontece a palestra Hip Hop - ARTE URBANA – “Uma cena periférica” - De 70 para 23; Me conte aí?. Palestram na Casa do Hip Hop Bigod, Dj Bandido, B.Girl Thina Reis, Jamile, Dj Branco com intervenções de Break (Dança), Freestyle (Mc's), Graffiti e Dj.
A partir das 16 horas, acontece o Batuque Obìnrìn – Ciranda dos Tambores - que sai pelas ruas do Pelourinho até o Cruzeiro de São Francisco. Na ação mulheres do Olodum, o Grupo Maracatu Rosa dos Ventos, Filhas do Som (Ratinha Timbal) e Banda Didá fazem cortejo no Centro Histórico.
O dia se ações será finalizado com a ação Literatura Faraônica no Espaço Preto Fala de Amor. No local acontecerá o Slan das Minas com o livro: Ancestralitura - Poemas com mel e dendê. Haverá ainda, um Encontro de literatas com as presenças de escritores.
Comentários
Outras Notícias
Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde
30 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026
30 de Janeiro de 2026Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS
É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026
30 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC
30 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023