Bahia

Sema lança cursos em ensino à distância na área de recursos hídricos

06 de Junho de 2023 - Redação Pernambués agora
[Sema lança cursos em ensino à distância na área de recursos hídricos]

Os cursos acontecerão na modalidade à distância, majoritariamente no formato assíncrono, entretanto haverão duas aulas síncronas, sendo uma de abertura e outra de encerramento das formações.

FOTO: Divulgação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar), lança mais três novos cursos na área de recursos hídricos: 1-Serviços Ambientais para Gestão dos Recursos Hídricos; 2-Gestão de Recursos Hídricos – Outorga; 3-Mediação de Conflitos pelo Uso da Água.  

Os cursos acontecerão na modalidade à distância, majoritariamente no formato assíncrono, entretanto haverão duas aulas síncronas, sendo uma de abertura e outra de encerramento das formações.  

As inscrições serão realizadas até o dia 16/06 através da plataforma do Programa Formar, na aba “Inscreva-se” (http://ead.meioambiente.ba.gov.br/inscricao/cursos.php).  A formação será ministrada de 19/06 a 30/08, na modalidade de ensino à distância. Serão 200 vagas por curso, direcionadas prioritariamente aos membros dos comitês de bacias, mas as oportunidades de formação também estarão disponíveis para agentes públicos, servidores, técnicos, gestores dos municípios, membros dos órgãos colegiados com atuação na área ambiental e que integram os sistemas Estadual e Municipais de Meio Ambiente.  

Cursos - O curso de Serviços Ambientais para Gestão de Recursos Hídricos tem por objetivo promover aos membros titulares e suplentes de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado da Bahia, Conselho Estadual de Recursos Hídricos e a sociedade civil um panorama geral dos serviços ambientais, fundamentos básicos do PSA e sua aplicabilidade na gestão dos Recursos Hídricos. 

Em relação ao “Curso de Outorga: Gestão de Recursos Hídricos” que visa apresentar uma visão geral da gestão dos recursos hídricos e ferramentas para elaboração de estudos de outorga do uso da água. 

Já no curso de Mediação de Conflitos pelo Uso da Água busca ofertar um panorama geral sobre mediação de conflitos pelo uso da água e ferramentas para construção de consenso em situações de conflitos na gestão dos recursos hídricos.

Comentários

Outras Notícias

[MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami]
Justiça

MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami

25 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / Rosinei Coutinho

[Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA]
Justiça

Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA

25 de Setembro de 2026

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália]
Esportes

Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália

25 de Setembro de 2026

Foto: YouTube / CBF TV

[Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso]
Esportes

Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso

25 de Setembro de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro]
Saúde

Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro

24 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel]
Brasil

Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel

24 de Setembro de 2026

Foto: Arquivo / Agência Brasil