Bahia

Movimento Pretas lança frente em defesa de ações afirmativas nas universidades públicas

06 de Junho de 2023 - Redação Pernambués agora
[Movimento Pretas lança frente em defesa de ações afirmativas nas universidades públicas]

Acontece no próximo dia 12 de junho, a partir das 18h, no plenário José Bonifácio, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa de Ações Afirmativas nas Universidades Públicas.

FOTO: Divulgação

Ações afirmativas em geral são políticas públicas que levam em consideração fatores como “raça, cor, religião, sexo, orientação sexual ou nacionalidade” em consideração a fim de beneficiar grupos subrepresentados “nas áreas de emprego, educação e negócios. Desde a implementação da Lei de Cotas há pouco mais de 10 aos o ingressos de negros em universidades aumentou 205%.

O Brasil foi o último país a oficializar o término da escravidão e na prática ela ainda não foi extinta. Muitos dados corroboram isso. A Remuneração de brancos é 68,7% maior do que de trabalhadores negros, 67,4% da população carcerária do país é negra e 84% dos resgatados em trabalho análogo à escravidão em 2022 foram negros.

A criação desta frente é de extrema importância, pois as universidades públicas brasileiras passaram por ataques e, consequentemente, um sucateamento. Mas, para além disso, essas universidades devem representar a população brasileira como um todo e não somente em alunos, precisamos de professores e trabalhadores em geral pretos, pardos, indígenas, LGTBQIA+. Precisamos ocupar todos os espaços com toda diversidade do povo brasileiro”, afirma Najara Costa, codeputada estadual pelo Mandato Movimento Pretas do PSOL.

Serviço:
Evento: Frente Parlamentar em Defesa de Ações Afirmativas nas Universidades Públicas na Alesp

Data: 12.06.2023
Horário: 18h
Local: Plenário José Bonifácio - Alesp - Avenida Pedro Álvares Cabral, 201.

Comentários

Outras Notícias