CAR apresenta ação Raízes da Bahia para fortalecer mandiocultura na agricultura familiar
01 de Junho de 2023 - Redação Pernambués agora
Essa iniciativa faz parte do projeto da CAR, Bahia que Produz e Alimenta, previsto para iniciar sua execução no segundo semestre de 2023.
FOTO: Ascom/CAR
Nesta quinta-feira (1º), representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) participaram de uma videoconferência com o objetivo de apresentar a nova ação da empresa, Raízes da Bahia. Essa iniciativa faz parte do projeto da CAR, Bahia que Produz e Alimenta, previsto para iniciar sua execução no segundo semestre de 2023.
O evento virtual reuniu diversos parceiros envolvidos no desenvolvimento da mandiocultura, como agentes financeiros, movimentos sociais, cooperativas, redes de ensino, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (Fecbahia), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), entre outros representantes da agricultura familiar. O objetivo principal foi discutir o arranjo institucional necessário para promover o sistema produtivo da mandioca na Bahia.
Segundo o diretor-presidente do CAR, cerca de 83% dos 125.721 estabelecimentos que trabalham com mandioca no estado são da agricultura familiar. “A ação Raízes da Bahia tem como meta ampliar a renda da participação na média de 30 mil unidades de produção familiar que cultivam mandioca. A expectativa é aumentar o valor de R$ 8.197,27 por ano para R$ 32.547,75 até dezembro de 2026”.
O Raízes da Bahia busca não apenas aumentar a renda dos agricultores familiares, mas também fortalecer toda o sistema produtivo da mandioca. Isso inclui desde o apoio com serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) para o manejo adequado da cultura a busca por novos mercados e oportunidades até a comercialização. A expectativa é que essa ação traga efeitos significativos, promovendo o crescimento econômico e social das comunidades rurais envolvidas na produção de mandioca no estado.
Durante a videoconferência, os participantes compartilharam experiências, discutiram desafios e traçaram estratégias para o desenvolvimento sustentável da mandiocultura na Bahia. A parceria entre diferentes atores envolvidos demonstra o compromisso com a agricultura familiar e de promover a inclusão produtiva no estado.
Comentários
Outras Notícias
Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde
30 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026
30 de Janeiro de 2026Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS
É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026
30 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC
30 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023