Companhia da Polícia Militar prepara cães para salvar e proteger vidas na Bahia
09 de Maio de 2023 - Redação Pernambués agora
O canil da Companhia de Operações com Cães (COC) está repleto de verdadeiros heróis que trabalham duro todos os dias para proteger a sociedade
FOTO: Joá Souza/GOVBA
Os animais da unidade, que pertence à Polícia Militar da Bahia (PMBA), passam por um treinamento rigoroso e especializado no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, e são capazes de identificar drogas e armas de fogo, além de auxiliarem em operações de busca e captura.
Atualmente, a COC abriga cães das raças pastor alemão, pastor belga Malinois, labrador, rottweiler, golden retriever, bloodhound e cane corso. Além desses, seis filhotes estão em processo de formação para se juntarem aos demais policiais de quatro patas da unidade.
O tenente Elder Azevedo, subcomandante da COC, explica que a escolha dos cães é feita por meio de uma seleção criteriosa, levando em consideração a raça, o temperamento e a disposição para o trabalho. “Os cães que fazem parte da Companhia são escolhidos a dedo. Eles precisam ter um temperamento equilibrado, ser corajosos e ter uma grande disposição para o trabalho. A partir daí, são submetidos a um treinamento intensivo que os prepara para atuação em diferentes áreas”, afirma.
Os fiéis companheiros são cuidados com muito carinho e atenção. Recebem alimentação adequada, atendimento veterinário regular e muito exercício físico. Para aprimorar ainda mais suas habilidades, os cães passam por treinamentos específicos, acompanhados por profissionais altamente capacitados.
“Os cães da Companhia de Operações com Cães são muito bem cuidados. Temos uma equipe dedicada que zela pelo bem-estar dos animais e os prepara para o trabalho diário. Além disso, os treinamentos são monitorados por instrutores qualificados, que ajudam a aprimorar ainda mais as habilidades deles”, explica o tenente Elder Azevedo.
Para os treinadores e policiais responsáveis pelo cuidado dos animais, os cães são mais do que simplesmente ‘ferramentas de trabalho’, são companheiros leais. “Os cães da Companhia mais do que colegas de trabalho, são verdadeiros amigos. Eles nos acompanham em nossas missões e nos protegem. Para nós, é uma honra trabalhar com esses animais incríveis”, afirma o soldado Lessa, que atua como adestrador na COC.
Comentários
Outras Notícias
Pesquisa aponta segurança da polilaminina, mas eficácia ainda precisa ser comprovada
10 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
Além do Vício: Falta de estrutura e preconceito dificultam políticas de redução de danos na Bahia
10 de Agosto de 2026Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Globo contesta ação de R$ 4,2 milhões movida por Pedro Espíndola após o BBB 26
10 de Agosto de 2026Foto: TV Globo
Lore Improta se surpreende com crescimento acelerado de Levi: “Já perdeu todas as roupas”
10 de Agosto de 2026Foto: Instagram
Justiça abriu as urnas diante da população, diz Nunes Marques
09 de Agosto de 2026Foto: Jamile Ferraris/TSE
Jovens negros do Rio e da Bahia recebem bolsa para estudar no exterior
09 de Agosto de 2026Foto: Thalita Guimarães
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023