Companhia da Polícia Militar prepara cães para salvar e proteger vidas na Bahia
09 de Maio de 2023 - Redação Pernambués agora
O canil da Companhia de Operações com Cães (COC) está repleto de verdadeiros heróis que trabalham duro todos os dias para proteger a sociedade
FOTO: Joá Souza/GOVBA
Os animais da unidade, que pertence à Polícia Militar da Bahia (PMBA), passam por um treinamento rigoroso e especializado no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, e são capazes de identificar drogas e armas de fogo, além de auxiliarem em operações de busca e captura.
Atualmente, a COC abriga cães das raças pastor alemão, pastor belga Malinois, labrador, rottweiler, golden retriever, bloodhound e cane corso. Além desses, seis filhotes estão em processo de formação para se juntarem aos demais policiais de quatro patas da unidade.
O tenente Elder Azevedo, subcomandante da COC, explica que a escolha dos cães é feita por meio de uma seleção criteriosa, levando em consideração a raça, o temperamento e a disposição para o trabalho. “Os cães que fazem parte da Companhia são escolhidos a dedo. Eles precisam ter um temperamento equilibrado, ser corajosos e ter uma grande disposição para o trabalho. A partir daí, são submetidos a um treinamento intensivo que os prepara para atuação em diferentes áreas”, afirma.
Os fiéis companheiros são cuidados com muito carinho e atenção. Recebem alimentação adequada, atendimento veterinário regular e muito exercício físico. Para aprimorar ainda mais suas habilidades, os cães passam por treinamentos específicos, acompanhados por profissionais altamente capacitados.
“Os cães da Companhia de Operações com Cães são muito bem cuidados. Temos uma equipe dedicada que zela pelo bem-estar dos animais e os prepara para o trabalho diário. Além disso, os treinamentos são monitorados por instrutores qualificados, que ajudam a aprimorar ainda mais as habilidades deles”, explica o tenente Elder Azevedo.
Para os treinadores e policiais responsáveis pelo cuidado dos animais, os cães são mais do que simplesmente ‘ferramentas de trabalho’, são companheiros leais. “Os cães da Companhia mais do que colegas de trabalho, são verdadeiros amigos. Eles nos acompanham em nossas missões e nos protegem. Para nós, é uma honra trabalhar com esses animais incríveis”, afirma o soldado Lessa, que atua como adestrador na COC.
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023