Segunda-feira de Carnaval é marcada por mais um dia de apoio aos catadores de materiais recicláveis
21 de Fevereiro de 2023 - Redação Pernambués agora
Somente da quinta-feira (16) até a madrugada desta segunda-feira (20) já foram coletados e comprados pelos projetos cerca de 48 toneladas de alumínio e 40 toneladas de plástico.
A segunda-feira (20) de Carnaval para os foliões foi mais um dia para curtir a maior festa de rua do planeta, mas para os catadores de materiais recicláveis apoiados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), realizam o "Ecofolia Solidária", se tornou uma grande oportunidade para ganhar uma renda extra de forma digna.
Somente da quinta-feira (16) até a madrugada desta segunda-feira (20) já foram coletados e comprados pelos projetos cerca de 48 toneladas de alumínio e 40 toneladas de plástico.
Com dez pontos de apoio distribuídos em locais estratégicos pelo entorno do circuito, cada trabalhador tem recebido das mãos dos representantes das cooperativas parceiras que, também contam com o apoio de técnicos da Sema, Setre e Inema, o kit com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para que o trabalho seja realizado com segurança.
Enaltecendo o trabalho do catador para um Carnaval mais sustentável, a diretora de políticas e planejamento ambiental da Sema, Luana Pimental, lembrou que a categoria é a peça chave do Ecofolia Solidária, que na festa desse ano trouxe o tema “O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente”. “Não existe mais carnaval de Salvador sem o Ecofolia Solidária, sem a valorização dos catadores de rua e das cooperativas de materiais recicláveis. O trabalho do catador favorece o meio ambiente, pois ele tira o resíduo da rua, material esse que muitas vezes são arrastados para o mar, gerando um impacto negativo na natureza”, avaliou a diretora.
Ecofolia Solidária - O Governo do Estado da Bahia investiu, por meio de pastas estratégicas, R$ 1,2 milhão no apoio aos catadores de resíduos recicláveis durante o Carnaval de Salvador em 2023. A ação envolveu a distribuição de fardamento e equipamentos de proteção individual (EPIs), como botas, luvas e protetores auriculares, além de equipamentos como balança e caminhão para centrais de coleta de resíduos. Ao todo, são 1.840 catadores de materiais recicláveis beneficiados pela iniciativa que promovida há 16 anos pelo Estado.
Comentários
Outras Notícias
Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas
20 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários
20 de Março de 2026Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias
Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate
20 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade
19 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública
19 de Março de 2026Foto: Matheus Pereira / GovBA / Saúde GovBA
Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha
19 de Março de 2026Foto: Divulgação / Atlético de Madrid
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023