Bahia

TIMBALADIES ESTREIAM NO CARNAVAL E DIVULGAM AGENDA DOS DIAS DA GRANDE FESTA

15 de Fevereiro de 2023 - Redação Pernambués agora
[TIMBALADIES ESTREIAM NO CARNAVAL E DIVULGAM AGENDA DOS DIAS DA GRANDE FESTA]

Com Patrícia Gomes, Amanda Santiago e Paula Sanffer na linha de frente, a banda puxará blocos em Salvador e em Barreiras

Após dois anos de espera, chegou a hora das Timbaladies mostrarem a força feminina no Carnaval da Bahia. O movimento percussivo, criado pelo cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown em homenagem aos 30 anos da Timbalada, apresenta sua agenda para os dias da folia. Tendo como linha de frente, as potentes vozes de Patrícia Gomes, Amanda Santiago e Paula Sanffer, que possuem a alma timbaleira e marcam a história da Timbalada, a banda agitará o Bloquinho da San, hoje (15), no Largo da Tieta (Pelourinho). No sábado (18), elas puxarão o Bloco Infantil Ibejí, às 11h,  no Circuito Osmar (Campo Grande). No domingo de Carnaval, dia 19/02, as três cantoras foram convidadas por Brown para animarem a nação timbaleira, no Bloco Timbalada. Na terça (21), a banda pega estrada para comandar o Bloco Kimarrêi, em Barreiras(Ba).

"A percussão é feminina, como já disse tantas vezes. E, a Timbaladies nasce do ventre do Candeal matriarcal. A percussão feminina baiana agora ganha força, e me sinto honrado em ser partícipe disso. Agradeço às matriarcas de antes e de depois de mim, que me ensinam e me fortalecem nessa busca de aprender a usar sabiamente as ferramentas que Ogum me dá, para criar caminhos novos fundamentados em minhas ancestralidades”, conta Carlinhos Brown. As cantoras estão acompanhadas por um time de grandes musicistas: Erica Sá (timbal e vibrafone), Viviam Caroline (surdo), Carla Rogério (surdo), Sandra Ribeiro (dimbê),  Érica Amorim (meio surdo), Meire Jane (bacurinha), Elem Silva (bacorinha), Tainá Carvalho (timbal), Aline Santana (bateria), Alana Oliveira (timbal) e Amanda Cristina  (Guitarra). Em 2023, uniu-se a elas mais uma promessa da música baiana, a cantora Milly Vitória, de apenas 15 anos, que ficou conhecida por participar do programa The Voice Kids.

Timbaladies reúne gêneros musicais pilares de grupos percussivos, como samba duro, samba-reggae e ritmos criados pela própria Timbalada, tais como tamanquinho, aremba, pixote, charminho e funk ijexá.  Para o carnaval, a banda apresenta um repertório com sucessos já conhecidos por multidões, incluindo hits do momento. “Toneladas de Desejo”, “Cadê o Timbau”, “Toque de Timbaleiro”, “Tim eu quero ser seu bem”, “Tá na Mulher”, “Deus é Percussão", "Minha História", "É D’Oxum", "Mimar Você", "Bossa Nova do Sertão", "Giro Mundo", "Mãe de Samba", "Motumbá", "Obaluaê", "Cachaça", "Banho de Cheiro", "Maimbê", "Dandalunda", "Canto pro Mar", "Faraó", estão entre as músicas que, com certeza, farão o folião se arrepiar, pular e matar a saudade da maior festa popular do planeta.
CONFIRA A AGENDA TIMBALADIES – Carnaval 2023
•    Bloquinho da San (pré- carnaval)
Data: HOJE, 15 de Fevereiro, quarta
Local: Largo da Tieta, Pelourinho

•    Desfile no Bloco Ibejí
Data: 18, de Fevereiro, Sábado, 18/02, às 11h
Local: Circuito Osmar (Campo Grande)

•    Bloco Timbalada
Data: 19 de Fevereiro  - Domingo de Carnaval

•    Bloco Kimarrêi
Data: 21 de fevereiro, terça, 21/02

AS TIMBALADIES

Patrícia Gomes  é nossa raíz. Foi ela  a responsável por abrir as portas para as mulheres da Timbalada.  Sua voz potente, uma das mais marcantes da história da Timbalada, traz um personalidade marcante que é traduzida no olho a olho com a nação timbaleira. É furacão, é luz e vida pulsante. Responsável por dar voz aos sucessos da Timbalada, Patrícia Gomes protagonizou uma das capas de maior sucesso da banda.

Amanda Santiago é a nossa brasilady! A rainha dos medleys, a timbalinda, a filha do meio da timbalada! Quem coloca o chão pra tremer com sua “cachaça” e com todas suas cores, balangandãs e energia! É vida pulsante, é amor, é diva! Amanda liderou a banda Timbalada por nove anos, o que lhe rendeu todo aprendizado necessário para liderar a percussão e suas células rítmicas, bebendo direto da fonte de toda musicalidade do Candeal, berço de música percussiva e inovação.

Paula Sanffer é nossa pérola negra, quem faz o mundo parar quando canta, ecoando com sua voz potente e suave, amor e resistência. Ela é verdade, encanto e serenidade. É a essência da mulher elegante, uma verdadeira lady! Paula foi integrante da Timbalada do século XXI e Finalista do The Voice Brasil, em 2015, no time de Brown. A baiana de Feira de Santana começou a cantar quando tinha sete anos. Autodidata, Paula toca teclado, bateria e violão. 


Assessoria de Imprensa
MC Comunicação
Jornalista Responsável: Mônica Carvalho

Fotos Dodô Villar

Comentários

Outras Notícias

[Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde]
Saúde

Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde

30 de Janeiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026]
Bahia

Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026

30 de Janeiro de 2026

Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS

[ É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026]
Fofoca

É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026

30 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC]
Justiça

Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC

30 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik