Flipf coloca Praia do Forte no calendário literário do país
04 de Agosto de 2022 - Redação Pernambués agora
A Festa Literária Internacional de Praia do Forte (Flipf) chega à terceira edição, desta quinta-feira (4) a domingo (7), de volta ao formato presencial e com o objetivo de se firmar como destino para interessados em arte e literatura de todo país
Idealizada pela Gabiroba Cultural e a Trevo Produções, a festa literária este ano tem na curadoria a jornalista e escritora Joselia Aguiar, baiana radicada em São Paulo. A autora de 'Jorge Amado - uma biografia', prêmio Jabuti 2019, acumula experiência na curadoria de eventos como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), nas edições de 2017 e 2018, e na direção da Biblioteca Mário de Andrade, entre 2019 e 2021.
Serão 10 mesas com um total de 24 autores e autoras, sendo dois internacionais - a argentina Ariana Harwicz, pela primeira vez no Brasil, e o angolano Ondjaki. Ambos estão divulgando livros novos. Ariana lança 'Degenerado', pela editora Instante; e Ondjaki, 'O livro do deslembramento', pela Pallas.
A mesa de abertura, nesta quinta-feira (4), vai celebrar a ficção baiana com o encontro de dois autores de gerações distintas que obtiveram êxito nacional, Antônio Torres e Itamar Vieira Junior. Completa a abertura a poeta e atriz Rita Santana, que fará uma leitura especial de textos em prosa e poesia de autores e autoras baianos de várias épocas.
"A programação buscou oferecer temas de interesse para um público bastante misto. Mesmo quem não é leitor assíduo poderá encontrar um autor ou mesa que desperte sua atenção e gosto", diz a curadora da Flipf, Joselia Aguiar. "Também buscamos reunir autores e autoras de gerações distintas, mesmo dentro de uma mesma mesa, somando visão histórica e olhar contemporâneo".
Espaços
Todas as atividades são gratuitas. O Canto da Palavra - Mesas Literárias, que vai contar com a presença de autores internacionais, nacionais e baianos, ocorrerá no Espaço Baleia Jubarte. No Castelo Garcia D´Ávila estarão concentradas atividades mais lúdicas e descontraídas, como Ninho Flipf (Infantil), Multiverso Flipf (Jovem), Feira e palco Rede de Livros (Editoras e autores(as) baianos), Memórias e Rituais Gráficos (Artes Gráficas) e Vila Gastronômica. A organização do evento disponibilizará transporte gratuito entre o Espaço Baleia Jubarte e o Castelo Garcia D'Ávila.
O projeto tem patrocínio do Hiperideal e do Estado da Bahia, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), Bahiatursa e Bahiagás, com a realização da Trevo Produções e da Gabiroba Cultural. Conta também com o apoio da Fundação Garcia D'Ávila, Projeto Baleia Jubarte, Prefeitura de Mata de São João e da Turisforte. A programação completa está disponível no site da Flipf.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023