Bahia

Festival Literário Nacional em Cajazeiras tem forte presença negra na programação

10 de Junho de 2022 - Com informações do Portal Sotero Preta
[Festival Literário Nacional em Cajazeiras tem forte presença negra na programação]

O Festival Literário Nacional (Flin), realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC/ SecultBa), com a parceria da Secretaria de Educação, acontece de 9 a 11 de junho no bairro de Cajazeiras, em Salvador

Uma forte presença negra marca a programação. Entre os convidados estão Baco Exu do Blues, Rita Batista, Itamar Vieira Junior, a atriz Luana Xavier, os humoristas Jhordan Matheus e Tiago Banha, a cantora Nêssa, os rappers Hiran e Guedez e a Banda Afrocidade.

“Uma das grandes dificuldades da juventude negra brasileira é a geração de oportunidades para que possa se integrar plenamente na sociedade. O bairro de Cazajeiras é majoritariamente negro, e possui uma parcela a margem do desenvolvimento social e cultural do país.Com o intuito de apontar novos caminhos a partir das diversas formas de leitura, o festival acontece no maior bairro da América Latina apontando para transformações sociais: “O Flin é uma das oportunidades de identificar caminhos para que esse projeto de plenitude para a juventude negra aconteça efetivamente”, reforça o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo.   

A mesa de abertura “Entre Blues e Girassóis”, acontece às 10h, do dia 9 de junho e traz para o diálogo o rapper Baco Exu do Blues e a jornalista Rita Batista, que apontam como a arte impacta a sociedade.

No dia 9, às 14h, acontece a mesa “Conversa Preta”, que traz a educadora de empreendimentos Karine Oliveira, da Wakanda Educação e a colagista Keila Gondim, com mediação da jornalista Luana Souza. A conversa aborda a influência negra no empreendedorismo. Ainda na programação, tem Batalha de MC’s e talentos locais no espaço “Rótula Cultural”, e a cantora Nêssa sobe ao palco Arena.

No dia 10, é a vez dos jovens e crianças dialogarem com o tema “Os livros, a leitura e seus crias”, que traz o influenciador mirim Adriel Bispo. Ele é conhecido nas redes por seus mais de 500 mil seguidores, por fazer associação de suas leituras às causas do povo negro.

O último dia de programações trará os humoristas Jhordan Matheus e Tiago Banha, com a mediação da atriz Luana Xavier, num papo descontraído sobre o uso do humor como possibilidade de leitura do mundo. O encerramento da segunda edição do Flin fica por conta da Banda Afrocidade, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

Confira mais informações no site www.flin.ba.gov.br e no instagram @flinoficial

 

Serviço

Festival Literário Nacional – FLIN

Quando: de 9 a 11 de junho

Aonde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras

Entrada Franca
 

Comentários

Outras Notícias

[Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã]
Brasil

Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã

13 de Dezembro de 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação]
Educação

Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação

13 de Dezembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes]
Saúde

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes

13 de Dezembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Jovens de 25 a 29 anos registram maior taxa de internações por transtornos mentais na Bahia]
Saúde

Jovens de 25 a 29 anos registram maior taxa de internações por transtornos mentais na Bahia

12 de Dezembro de 2025

Foto: Imagem ilustrativa — Marcello Casal/Agência Brasil

[‘O Agente Secreto’ lidera lista de melhor filme de 2025 em jornal dos EUA]
Brasil

‘O Agente Secreto’ lidera lista de melhor filme de 2025 em jornal dos EUA

12 de Dezembro de 2025

Foto: Divulgação / Cinema Scorpio

[CBF avalia reduzir número de atletas estrangeiros permitidos na Série A]
Esportes

CBF avalia reduzir número de atletas estrangeiros permitidos na Série A

12 de Dezembro de 2025

Foto: Reprodução / Instagram