Lei que garante uso do nome social por transsexuais e travestis em Salvador completa 12 anos
26 de Maio de 2022 - Redação Pernambués agora
A Lei nº 7859, que garantiu o uso do nome social por transsexuais e travestis em Salvador, completa nesta quarta-feita (25), 12 anos em vigor.
O projeto trata-se de um marco na luta do movimento LGBTQIA+.? A legislação assegura a travestis e transsexuais o uso do nome escolhido, independentemente da identidade de gênero, em órgãos públicos e da iniciativa privada da capital baiana.
O projeto, que originou a legislação surgiu de uma reivindicação antiga do público LGBTQIA+, cujo a garantia é assegurada também pela Constituição Federal e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. ??O texto prevê o pleno respeito às pessoas, independentemente “da identidade de gênero, respeitando a igualdade, a liberdade e a autonomia individual, que deve constituir a base do Estado Democrático de Direitos e nortear a realização de políticas públicas destinadas à promoção da cidadania e respeito às diferenças humanas, incluídas as diferenças sexuais”.
Para a primeira assessora parlamentar trans da Câmara dos Vereadores de Salvador, Tuka Perez, a medida legitima a comunidade e garante o acesso a serviços públicos. “Ser reconhecida por quem eu me entendo ser é poder exercer cidadania. É garantir o respeito à diversidade. Mas nossa luta não termina aqui, ainda temos muitas coisas a conquistar como o direito à vida”, ressalta Tuka Perez ao Pernambués Agora ao se referir ao crime de ódio contra LGBTQIA+.??
Comentários
Outras Notícias
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Pesquisa internacional aponta saúde, educação e desemprego como principais desafios da lusofonia
03 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Conhecimento Científico R7
Carnaval de 2026 deve levar mais de 1,2 milhão de visitantes a Salvador e injetar R$ 2,6 bilhões na economia
03 de Fevereiro de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde
30 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026
30 de Janeiro de 2026Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023