Bahia

Feira de saúde foca no combate e prevenção à hipertensão

18 de Maio de 2022 - Redação Pernambués agora
[Feira de saúde foca no combate e prevenção à hipertensão]

As atividades, acontecem das 8h às 16h, com o objetivo de prevenir e tratar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma feira de saúde na Unidade de Saúde da Família (USF) Yolanda Pires, em Fazenda Grande II. Até sexta-feira (20), a população tem acesso, sem necessidade de agendamento, a serviços odontológicos, atendimento médico clínico, aferição de pressão, medição de glicemia, pesagem e avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal). As atividades, acontecem das 8h às 16h, com o objetivo de prevenir e tratar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.

Em média, 100 pessoas serão atendidas por dia no local. Nesta terça-feira (17), será realizado um mutirão laboratorial, onde serão feitos exames de laboratórios. A depender dos resultados, os pacientes já serão encaminhados para acompanhamento clínico e agendamento de outros exames. Durante a ação também haverá uma palestra sobre a importância da atividade física para o paciente hipertenso e diabético. Fisioterapeutas da unidade praticam ginástica laboral com os usuários.

A gerente da unidade, Maura Vasconcelos, explicou que a finalidade da ação é cuidar da população de forma integral, reforçando o acompanhamento rotineiro de pacientes na área de atuação da USF Yolanda Pires. “Dessa forma, vamos realizar uma série de ações de saúde e mutirões de laboratório, para suprir a essa carência, ofertando exames, e realizando marcações de consultas e outros exames, através do Sistema Vida. O posto de saúde atua no cuidado preventivo, para evitar que essas doenças silenciosas possam ser agravadas no futuro”, destacou.

Diagnóstico precoce – Ao participar da ação, a enfermeira Dalila Melo enfatizou que a prevenção e diagnóstico precoce são formas de evitar o agravamento das enfermidades. “A feira acontece no sentido de mobilizarmos as pessoas para que venham à unidade medir a pressão e glicemia. Existe muita gente que não tem noção que tem diabetes e hipertensão, então, nesse momento, estamos sensibilizando a população através da conversa e distribuição de panfletos. É importante manter a pressão arterial e níveis de açúcar controlados para evitar as complicações das doenças”. 

Morador da região de Cajazeiras, Aurelino das Neves, de 59 anos, falou sobre a necessidade de manter a saúde em dia. “Sempre que tem ações como essa, faço questão de comparecer ao posto. É uma oportunidade que a gente tem para ser atendido, verificar se está tudo bem com a nossa máquina, que chamamos de corpo. Já sou hipertenso e sei que preciso ter uma atenção especial com minha saúde”.

O aposentado Antônio Belo, de 69 anos, destacou a importância da ação. “É uma iniciativa muito positiva, já que facilita o acesso à saúde. Aqui, fui atendido pelo médico, pude me pesar e verificar se está tudo bem comigo. Sou diabético e hipertenso, preciso estar atento a todas as questões. Não posso vacilar, tenho doenças que se não forem tratadas de forma preventiva, podem ser fatais".

Comentários

Outras Notícias

[Fran Gil retoma carreira solo após perda de Preta Gil e anuncia turnê de voz e violão]
Cultura

Fran Gil retoma carreira solo após perda de Preta Gil e anuncia turnê de voz e violão

29 de Agosto de 2025

Foto: Matheus Yashi

[Especialistas discutem riscos e impactos da adultização precoce de crianças no Brasil]
Brasil

Especialistas discutem riscos e impactos da adultização precoce de crianças no Brasil

29 de Agosto de 2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil (Imagem ilustrativa)

[Obras Sociais Irmã Dulce terão 30 novos leitos de UTI após convênio de R$ 14,4 milhões]
Bahia

Obras Sociais Irmã Dulce terão 30 novos leitos de UTI após convênio de R$ 14,4 milhões

29 de Agosto de 2025

Foto: Thuane Maria/GOVBA

[Ingressos para evento da Fenty Beauty, de Rihanna, se esgotam em menos de um dia em Salvador]
Bahia

Ingressos para evento da Fenty Beauty, de Rihanna, se esgotam em menos de um dia em Salvador

28 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação / Fenty Beauty

[Bahia recebe reforço de 48 médicos especialistas para ampliar atendimento no SUS ]
Saúde

Bahia recebe reforço de 48 médicos especialistas para ampliar atendimento no SUS

28 de Agosto de 2025

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

[Lula regulamenta TV 3.0 e projeta estreia no Brasil antes da Copa de 2026]
Brasil

Lula regulamenta TV 3.0 e projeta estreia no Brasil antes da Copa de 2026

28 de Agosto de 2025

Foto: José Cruz / EBC