Chiara Banchini se apresenta com o Neojiba no Domingo no Parque
17 de Fevereiro de 2022 - Ascom/Neojiba - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia
A renomada violinista e maestrina suíça Chiara Banchini, especialista em música barroca, irá liderar a Orquestra de Câmara do Neojiba em mais uma edição da série “Domingo no Parque”
A apresentação é gratuita e ocorre neste domingo (20), às 11h, no Parque do Queimado, na Liberdade, sede do programa do Governo do Estado.
Os ingressos podem ser retirados no Sympla (https://www.sympla.com.br) ou diretamente no local, no dia do evento. A apresentação seguirá todos os protocolos de prevenção à Covid-19 vigentes em Salvador, como a ocupação de 50% da capacidade do local e a apresentação do comprovante de vacinação pelo público presente.
A orquestra irá apresentar peças de grandes compositores do período pré-clássico e clássico, com direção artística de Chiara Banchini. No repertório, estão “Divertimento”, de Mozart, “Adagio e Fuga”, de Richter, “Quarteto Concertante”, de Stamitz, e a “Sinfonia n.5 para cordas”, de C.P.E Bach.
Esta é a quinta vez que Chiara vem a Salvador para ouvir e orientar os integrantes do Neojiba e se apresentar na cidade. “Gosto muito do programa e de fazer parte do Neojiba. Tem muitos integrantes que já conheço, que já conseguiram compreender bem como se articula a música barroca. Para o recital de domingo, preparamos músicas pré-clássicas. Entre as peças que vamos tocar, tem uma de Richter, que escreveu muito, era muito conhecido na sua época, mas que hoje é pouco executada. O ‘Adagio e Fuga’ que vamos fazer é muito, muito bom, mas também muito difícil… Talvez por isso não seja tão tocado”.
Uma das integrantes da Orquestra de Câmara será a violinista Priscila Rodrigues, que foi, em 2020, estudar na Suíça com o apoio do projeto Excelências Neojiba. O projeto, que viabiliza residência artística para que jovens músicos aprimorem seus conhecimentos no exterior, contou com patrocínio da Caixa e do Governo Federal. “Tem sido uma experiência incrível. Estou descobrindo outras maneiras completamente diferentes de tocar e pensar a música. Espero me divertir muito nesse concerto de domingo e espero que a nossa emoção possa atingir o público”.
Em 2022, o Neojiba está celebrando 15 anos de existência. Ao longo de sua história, o programa mudou a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens baianos e tornou-se referência em desenvolvimento social por meio da música no Brasil e no mundo, com a promoção de sete turnês internacionais. Para comemorar a data, uma série de eventos será promovida durante o ano, especialmente em outubro, mês do aniversário do programa.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
Sensei baiano retorna às origens e transforma a vida de jovens por meio do karatê em Salvador
11 de Agosto de 2026Foto: Acervo pessoal
Datafolha aponta que 63% dos brasileiros que apostaram na Copa não tiveram lucro
11 de Agosto de 2026Foto: Arquivo/Agência Brasil
Após críticas, Fifa abandona plano de venda de ativos comerciais e pede desculpas às federações
11 de Agosto de 2026Foto: Divulgação/Fifa
Nova camisa branca do Vitória aparece nas lojas antes do lançamento oficial
11 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/X
Trabalhadores da Creta na Uesb paralisam atividades em protesto; “Graves irregularidades da empresa”, diz SindilimpBA
11 de Agosto de 2026Profissionais de asseio e conservação param as atividades na Uesb de Jequié | FOTO: Divulgação |
Pesquisa aponta segurança da polilaminina, mas eficácia ainda precisa ser comprovada
10 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023