Suíca encaminha projeto e pede que rua no Pelourinho tenha nome de Alaíde do Feijão
11 de Fevereiro de 2022 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
A Rua das Laranjeiras, no Pelourinho, em Salvador, deve se passar a chamar de Alaíde do Feijão em homenagem à cozinheira que faleceu recentemente devido a complicações da covid-19
Essa proposta está no projeto de lei encaminhado à Câmara da capital baiana pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT). Nesta quinta-feira (10), o edil petista falou sobre a peça e justificou seu pedido dizendo que “Alaíde é símbolo da resistência antirracista e feminista”. De acordo com Suíca, a cozinheira faleceu na plenitude de seu empoderamento.
“Ela nos deixou no último dia 31 de janeiro de 2022, infelizmente, assim como milhares de outras vítimas, lutando até o último minuto, enfrentando as complicações provocadas pela covid-19. Em respeito à sua memória, e por sua importante contribuição social, cultural e política da nossa cidade, estado e país, é que solicitamos à Casa Legislativa a aprovação deste Projeto de Lei. A intenção é homenagear uma das nossas grandes personalidades e referência de nossa história”, declara o vereador Suíca em sua justificativa.
Alaíde Conceição, mais conhecida como ‘Alaíde do Feijão’, nasceu no bairro do Comércio, em Salvador. Filha de Maria das Neves, herdou da mãe os talentos culinários e seguindo os seus passos, mantendo viva a tradição da matriarca, com a venda dos quitutes e pratos diferenciados. Em 1993, abriu seu primeiro restaurante no Centro Histórico, ampliando assim a variedade de refeições em seu cardápio. Em 2015, mudou-se da Ladeira da Ordem Terceira de São Francisco, para a Rua das Laranjeiras, transformando o seu antigo endereço em um Centro Cultural.

Comentários
Outras Notícias
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Pesquisa internacional aponta saúde, educação e desemprego como principais desafios da lusofonia
03 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Conhecimento Científico R7
Carnaval de 2026 deve levar mais de 1,2 milhão de visitantes a Salvador e injetar R$ 2,6 bilhões na economia
03 de Fevereiro de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde
30 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026
30 de Janeiro de 2026Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023