Bahia

Bahia tem mais de 3 mil casos ativos da covid-19; taxa de ocupação de leitos de UTI pediátricos atinge 95% em Salvador

29 de Novembro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Bahia tem mais de 3 mil casos ativos da covid-19; taxa de ocupação de leitos de UTI pediátricos atinge 95% em Salvador]

O estado da Bahia está em estado de alerta. Segundo boletim epidemiológico, do último sábado (27), o estado atingiu a marca de 3.069 casos ativos da covid-19, pelo segundo dia seguido, após três meses de estabilidade.

Nas últimas 24h foram registrados 516 novos casos e mais cinco óbitos decorrentes da doença. Os dados constam no último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

Segundo informações do g1, a última vez que a Bahia tinha registrado mais de três mil casos ativos da doença foi nos dias 28 e 29 de agosto, quando foram 3.277 e 3.141 casos ativos registrados, respectivamente. Para a secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, este é um cenário preocupante, pois quanto mais casos ativos, maior é a chance de espalhamento do vírus. “Essa é uma doença colaborativa. Na medida em que as pessoas não seguem recomendações de uso de máscara, de distanciamento físico e, principalmente, de completar o esquema vacinal, teremos novos casos”, afirma.

Dos 1.258.872 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.228.521 já são considerados recuperados e 27.282 tiveram óbito confirmado. Na Bahia, 52.528 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

A Sesab alerta que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde, já que a base tem disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas, eventualmente. O boletim completo está disponível no site da Sesab (http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/BOLETIM_ELETRONICO_BAHIAN_612___26112021.pdf)e na plataforma online (https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/).

Leitos Covid-19

A Bahia tem 1.291 leitos ativos para tratamento da Covid-19. Desse total, 403 estão com pacientes internados, o que representa taxa de ocupação geral de 31%.

Desses leitos, 536 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, que têm taxa de ocupação de 32% (208 leitos ocupados). Nas UTIs pediátricas, 18 das 29 vagas estão com pacientes, o que representa taxa de ocupação de 62%. Os leitos clínicos para adultos estão com 21% de ocupação e os infantis com 58%.

Em Salvador, dos 325 leitos ativos, 205 estão ocupados (37% de ocupação geral). A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 32% e dos pediátricos está em 95%. Ainda na capital baiana, os leitos clínicos para adultos estão com 30% de ocupação e, os pediátricos, estão com 50%.
 

Comentários

Outras Notícias

[Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica]
Bahia

Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica

26 de Junho de 2026

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]

[Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal]
Bahia

Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal

26 de Junho de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS]
Bahia

Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS

26 de Junho de 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

[Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes]
Saúde

Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes

26 de Junho de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia]
Bahia

Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia

26 de Junho de 2026

Foto: Divulgação Procon-BA

[Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador]
Bahia

Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador

25 de Junho de 2026

Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA