Bahia

Moraes Moreira ganhará estátua e dará nome à arena criada a partir de estrutura encontrada durante escavação em Salvador

24 de Outubro de 2021 - G1
[Moraes Moreira ganhará estátua e dará nome à arena criada a partir de estrutura encontrada durante escavação em Salvador]

O cantor e compositor baiano Moraes Moreira, que morreu em abril de 2020, será eternizado na Praça Castro Alves, em Salvador

O artista ganhará uma estátua no local e dará nome a uma pequena arena para apresentações musicais, que será erguida no local. O equipamento será feito a partir de uma estrutura encontrada em 2019, durante uma escavação para reforma da praça.
O presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), da prefeitura de Salvador, Fernando Guerreiro, conversou com o g1 e falou sobre a ideia da criação do equipamento. A fundação será responsável tanto pela arena quanto pela estátua.

“A partir da obra [de reforma da praça Castro Alves] descobrimos essa ruína, que todo mundo achou que fazia parte do antigo Teatro São João, mas na verdade se tratava de uma fonte, que é posterior ao teatro, e que foi coberta para criação de uma estacionamento. Só que o formato dela é de uma pequena concha, uma arena, e pensamos: ‘porque não montar um local para shows mais intimistas?’, disse Guerreiro.

Ele também detalhou o porquê da homenagem ao primeiro cantor de trio elétrico do carnaval da Bahia. A praça aparece como referências em diversas composições de Moraes, como ‘Chão da Praça’, ‘Cidadão’ e ‘A Praça, o Povo e o Poeta’.
“A ideia da homenagem surgiu por conta da relação de Moraes com a praça, então nada mais justo do que colocar o nome dele, como terceiro poeta ali, que já têm Castro Alves, e, em frente, [o teatro] Gregório de Matos”, disse o presidente de FGM.
Guerreiro acredita que o equipamento além de fazer justiça ao artista que transformou o local na “praça do povo”, será mais um local para exibição da cultura baiana.
“Eu acho que a importância é a de criarmos mais um espaço cultural. Ali na região, já temos o cinema [Glauber Rocha], temos os hotéis, tem toda a reforma e revitalização da região do Comércio. E além de tudo isso é também uma justa homenagem. Destaco que não será um busto, será uma estátua mesmo de Moraes”, contou.
Segundo Guerreiro, a previsão é que o equipamento seja entregue antes do Carnaval de 2022. O gestor afirma que a prefeitura trabalha para que a estátua seja entregue junto ou logo em seguida à inauguração da arena.

“Estamos trabalhando para que a arena seja entregue antes do carnaval, enquanto a estátua pode ser inaugurada ou um pouco depois”, disse.
Moraes Moreira morreu no dia 13 de abril aos 72 anos, em casa, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. Ele foi vítima de um infarto agudo do miocárdio.
 

Comentários

Outras Notícias

[Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS]
Saúde

Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS

15 de Julho de 2025

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

[Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha]
Bahia

Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha

15 de Julho de 2025

Fotos: Divulgação | Reprodução / Instagram

[Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador]
Bahia

Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador

15 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Instagram

[SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado]
Justiça

SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado

15 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude]
Justiça

Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude

14 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país]
Política

Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país

14 de Julho de 2025

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil