Bahia

Dia do Feirantes é marcado por luta e legado da profissão

25 de Agosto de 2021 - Da Redação
[Dia do Feirantes é marcado por luta e legado da profissão]

Profissionais considerados peças importantes para movimentar a economia regional e nacional, o Dia do Feirante é celebrado nesta quarta-feira (25)

Em Salvador, são quase 1 mil trabalhadores licenciados pela Prefeitura, mais de 47% são mulheres, segundo dados da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que atuam diariamente em 19 espaços em busca do próprio sustento e mantendo o legado da profissões.


Em na capital baiana temos histórias de luta diária e orgulho como a de Luzineide Silva, de 48 anos, que se emociona ao falar para o site Informe Bahia sobre a trajetória de vida no ramo – ela atua no Núcleo de Abastecimento (Nacs) de Itapuã. “Meu pai era feirante e eu e meus irmãos fomos criados nesse ambiente. Somos uma família de homens e mulheres trabalhadores e honestos. Hoje minha filha tem 22 anos, não trabalha aqui, mas foi através do meu suor de feirante que ela se formou e se tornou a mulher que é hoje. Foi meu primeiro trabalho e, nesses 30 anos, aqui eu trato todo mundo com respeito e recebo o mesmo tratamento. Não tenho o que reclamar, é o que eu sei fazer”.


Há quatro anos exercendo a atividade no Nacs Itapuã, Jocileide Freire, 34 anos, destaca a luta do trabalho, mas não esconde o orgulho que tem da profissão. “Para trabalhar na feira é preciso ser guerreiro. Tem que ter força para madrugar diariamente e vim para a batalha. Mas, a verdade é que eu gosto dessa luta, é daqui que eu e minha família levamos o pão de cada dia para nosso lar. Fora meus dois funcionários, que também vivem do que é vendido na barraca. Meu marido é filho de feirante e é isso que gostamos de fazer. A profissão tem passado de geração para geração”.


Historicamente, a data é uma homenagem à primeira feira livre que ocorreu no país, em 25 de agosto de 1914. Tal evento aconteceu no Largo General Osório, no bairro Santa Efigênia, em São Paulo. Atualmente, a Lei nº 492, de 1984, rege os direitos e deveres das feiras livres em todo o território nacional.

 

Foto: Bruno Concha/Secom

Comentários

Outras Notícias