Bahia

Operação remove 223 sucatas das ruas de Salvador em cinco meses

16 de Julho de 2021 - Secom/ PMS
[Operação remove 223 sucatas das ruas de Salvador em cinco meses]

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), removeu 223 sucatas de vias públicas da capital baiana, nos primeiros cinco meses de 2021

As remoções fazem parte da Operação Cidade Dez, Sucata Zero, que tem o objetivo de melhorar as condições de mobilidade urbana, limpeza e saúde públicas, bem como de segurança e estética da cidade. 

  

“Para o objeto ser considerado sucata tem que ser bem inservível. Se for um veículo, precisa estar abandonado, com vidros quebrados, pneus arriados ou em falta, geralmente acumulando sujeira, água ou mato, sem motor, chaparia incompleta ou enferrujada e sem bancos”, explicou a titular da Semop, Marise Chastinet. 

Na ação mais recente da operação, realizada no último dia 7, a Semop atendeu 28 denúncias e fez 30 notificações. Foram, então, removidas 15 sucatas, sendo três apreendidas pelos agentes de fiscalização da pasta e 12 recolhidas pelos próprios proprietários após as notificações.


Denúncias – Entre os materiais recolhidos havia veículos em estado de degradação, estacionados em vias públicas, além de barcos abandonados em praias. A operação aconteceu nos bairros de São Caetano, Mata Escura, Vila Laura, Garibaldi, Saúde, Nazaré, Sete de Abril, Uruguai, Pituba, Ondina, Vila Rui Barbosa e Massaranduba. 

A secretária chamou a atenção para a importância da colaboração dos cidadãos para o sucesso da Operação Cidade Dez, Sucata Zero. “A população precisa denunciar ao identificar alguma sucata pelas ruas. É um serviço de preservação da nossa saúde, com o objetivo maior de evitar doenças e acidentes eventuais”, concluiu. 

As denúncias podem ser feitas pelo Fala Salvador, no número 156, informando as características e localização das sucatas e barcos abandonados. A partir das informações prestadas, uma equipe da Semop vai ao local indicado para fiscalizar a denúncia e remover o material, quando necessário. 
 

 

 

Foto: Bruno Concha/Secom

Comentários

Outras Notícias

[MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami]
Justiça

MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami

25 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / Rosinei Coutinho

[Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA]
Justiça

Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA

25 de Setembro de 2026

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália]
Esportes

Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália

25 de Setembro de 2026

Foto: YouTube / CBF TV

[Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso]
Esportes

Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso

25 de Setembro de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro]
Saúde

Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro

24 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel]
Brasil

Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel

24 de Setembro de 2026

Foto: Arquivo / Agência Brasil