Bahia

Crise faz Salvador perder mais uma livraria em shopping

06 de Julho de 2021 - Jornal Correio
[Crise faz Salvador perder mais uma livraria em shopping ]

Livraria Cultura fechou as portas na última quarta-feira (30)

Após o fechamento de espaços pertencentes a Livraria Saraiva, em 2020 (nos shoppings Barra, Paralela, da Bahia e Salvador), a capital baiana viu mais uma empresa do ramo suspender as atividades, desta vez na última quarta-feira (30). 

Trata-se da Livraria Cultura, que funcionava no 2º piso do Shopping Salvador. Inaugurada em novembro de 2010, a unidade já havia tido seu espaço reduzido em março de 2019, mas acabou não resistindo a crise que afetou o segmento editorial. 

Em nota, a Cultura informou que encerrou as atividades no local por questões financeiras. Em 2020, a rede assinou um contrato com o grupo JCPM, dono do centro de compras, para mudar a localização da loja para um espaço novo, de 700m², mas voltou atrás na decisão. 

"Avaliando o cenário para os próximos meses, a rentabilidade prevista até o fim deste ano, e com o prolongamento da crise sanitária, resolvemos devolver o novo espaço e rescindir o acordo", informaram. 

A livraria, porém, prometeu retornar a Salvador no futuro. "A nova realidade traz desafios importantes para o modelo de lojas físicas e principalmente para as livrarias que tinham parte importante de suas receitas provenientes de atividades socioculturais. No momento adequado, retornaremos com um novo modelo de loja, mais completo e preparado às exigências de nossos clientes. Estamos criando uma nova empresa", conclui. 

No local onde funcionava a livraria será inaugurada uma loja de artigos esportivos. Contudo, a expectativa é a de que o centro de compras conte, até o mês de setembro, com uma loja da Livraria Leitura - esta possui unidades abertas nos shoppings Paralela, da Bahia e Salvador Norte. 

Comentários

Outras Notícias

[Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica]
Bahia

Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica

26 de Junho de 2026

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]

[Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal]
Bahia

Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal

26 de Junho de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS]
Bahia

Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS

26 de Junho de 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

[Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes]
Saúde

Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes

26 de Junho de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia]
Bahia

Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia

26 de Junho de 2026

Foto: Divulgação Procon-BA

[Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador]
Bahia

Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador

25 de Junho de 2026

Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA