Bahia

Mutirão auxilia cadastramento de pessoas surdas para vacina até esta quinta (27)

27 de Maio de 2021 - Secom/ PMS
[Mutirão auxilia cadastramento de pessoas surdas para vacina até esta quinta (27)]

A ação prossegue até esta quinta-feira (27), das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde Ramiro de Azevedo, no Campo da Pólvora

Para estimular e promover o acesso das pessoas surdas à vacina contra o coronavírus, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram nesta quarta-feira (26) um mutirão de cadastramento de pessoas, com 18 anos ou mais, com deficiência auditiva permanente.

Para realizar o cadastro durante o mutirão, as pessoas devem comparecer à unidade de saúde levando documento de identificação com foto e exames e/ou relatórios médicos comprobatórios de grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, mesmo com o uso de aparelho auditivo.
 
Só no período da manhã, mais de 50 pessoas passaram pelos atendimentos que foram intermediados por intérpretes da Central de Libras Salvador, setor vinculado à Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) da Sempre. A ação teve o apoio de técnicos do Centro de Surdos da Bahia (Cesba) e Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos).
 
Necessidade – A coordenadora de Gestão de Projetos da UPCD, Luana Rodrigues, ressaltou que a Central de Libras recebeu, nos últimos dias, um volume grande de pedidos de atendimentos, justamente para apoiar no cadastramento da comunidade surda, que é um público prioritário, para acesso à vacina. “Eles são prioridade não só pela deficiência, mas principalmente porque a comunicação principal dos surdos é com as mãos, que é também um importante vetor de contaminação da Covid. Por esse motivo eles precisam tanto da vacina para a proteção de suas vidas”, pontuou.
 
Enquanto aguardava o atendimento, Alan Ferreira afirmou que estava sonhando com a vacinação. “Eu tive o coronavírus e foi um momento muito difícil. Tenho muito medo, por ver as pessoas aglomerando e se contaminando nas ruas. Tenho três filhos e preciso cuidar deles. Quero me vacinar, para poder voltar a trabalhar e cuidar da minha família”, relatou.

 

Foto: Vitor Santos/Sempre

Comentários

Outras Notícias

[MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami]
Justiça

MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami

25 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / Rosinei Coutinho

[Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA]
Justiça

Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA

25 de Setembro de 2026

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália]
Esportes

Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália

25 de Setembro de 2026

Foto: YouTube / CBF TV

[Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso]
Esportes

Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso

25 de Setembro de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro]
Saúde

Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro

24 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel]
Brasil

Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel

24 de Setembro de 2026

Foto: Arquivo / Agência Brasil