Assessora parlamentar Tuka Perez, exalta empoderamento no Dia Internacional de combate à LGBTQIA+fobia
17 de Maio de 2021 - Redação Pernambués agora
Nesta segunda-feira (17) é comemorado o Dia Internacional de Combate à LGBTQIA+fobia, em diversas partes do mundo
O 17 de maio é celebrado em memória à data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990. Neste dia, os militantes promovem ações fundamentais para fortalecer as lutas e combater a LGBTQIA+fobia.
A assessora parlamentar Tuka Perez reflete sobre a importância e militância sobre a data. “Essa data é importante, pois nós militantes promovemos ações fundamentais para fortalecer as lutas e combater a LGBTQIA+fobia, muito presente na vida de quase todos nós, onde vivenciamos a negação do direito à existência, também é um momento de refletir a responsabilidade nas batalhas diárias. Queremos reivindicar justiça e respeito, não iremos nos calar diante do preconceito diário, nossa voz é a nossa arma, as militâncias, mortes, as oportunidades, são as nossas armas, iremos sempre denunciar, gritar e jamais permitir que nos silenciem. Queremos ocupar espaços, em empresas, mandatos, ocupar espaço em cargos, temos os mesmos direitos como qualquer cidadão, esse grito é pela vida e em nome da justiça para nossos iguais”, declara Tuka.
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) defendeu o fortalecimento dos debates sobre diversidade na capital. O edil disse que as lutas e militâncias são essenciais para exaltar o empoderamento e dar visibilidade ao seguimento, além de expor estratégias para garantir direitos individuais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e todo seguimento LGBTQIA+, principalmente em bairros com maior vulnerabilidade social. “Estamos preocupados como podemos fortalecer esse debate nas periferias de Salvador, esse assunto é vivido diariamente, precisa expandir, fomentar ações que consigam provar para sociedade que gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis merecem minimamente respeito, oportunidade de trabalho, educação, saúde. Pois, quando o LGBT é negro, pobre e feminino, a violência intensifica e causa mortes, dentro ou fora da periferia.”, pontua Suíca.
Para quem não conhece Tuka, ela é a primeira assessora trans na Câmara Municipal do Salvador. Em 2012 recebeu o convite do vereador, que na época era candidato, para trabalhar com ele na campanha e também para fortalecer o movimento e causas LGBT, no bairro de Pernambués com o grupo LGBT-Linha de Frente, onde Tuka Perez é a presidente, o grupo contém 27 membros compostos por, gays, lésbicas e homens trans.
..jpg)
Tuka Perez, além de ser assessora ocupa também as funções de: integrante da União das Paradas de Salvador e do Fórum TT para Travesti e Transexuais da Bahia; presidente do grupo LGBT Linha de Frente, de Pernambués, em Salvador.
Tuka lembra que em 2012 o vereador foi eleito como o edil mais bem votado pelo (PT), em 2013 a moça aceitou o convite para ocupar o cargo de primeira assessora parlamentar trans pela Câmara Municipal no gabinete do vereador. “Para mim, foi muito importante, para nós, mulheres trans e travesti ter uma oportunidade de trabalho, ter alguém que possa lutar por direitos, onde possamos entrar pela porta da frente. É como eu sempre falo, Suíca fez o dever de casa, ele abriu as portas e me dar essa oportunidade de ter uma mulher trans no gabinete, coisa que para a sociedade é uma visão impossível”. Disse ela.
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023