Bahia

Lockdown: ônibus circularão até às 20h, mas sistema ferry-boat será paralisado; decreto proíbe ainda bebidas alcoólicas

25 de Fevereiro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Lockdown: ônibus circularão até às 20h, mas sistema ferry-boat será paralisado; decreto proíbe ainda bebidas alcoólicas]

O anúncio do lockdown em toda a Bahia, a partir das 17h desta sexta-feira (26/2), trouxe centenas de dúvidas para quem mora nas cidades afetadas

O governador Rui Costa (PT) disse que detalhes estarão no decreto que será publicado ainda nesta quinta (25/2). 

De antemão, o gestor estadual ressaltou que, durante o dia, haverá transporte normal. "Não haverá transporte público nesse horário do toque de recolher. Durante o dia, haverá transporte normal. Não será permitido funcionamento em nenhum horário de bar e restaurante, exceto por delivery, que estamos esticando até 0h e o dono do restaurante é obrigado depois a levar em serviço próprio a pessoa que trabalha para casa", afirmou. 

Ainda no mesmo sentido, o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinícius, sustentou que o transporte por ferry-boat e lanchinhas estarão proibidos durante o lockdown.  

Ainda até a manhã de segunda, a venda de bebidas também será proibida. "Há unanimidade de que a bebida é o que provoca aglomerações em bares, esquinas e botecos. Será proibida mesmo nos mercados a comercialização de bebida alcoólica", disse o governador.  

Preocupado com o inchaço no sistema de saúde, Rui Costa informou ainda a suspensão das cirurgias não essenciais também para os leitos privados. "Não faz sentido os hospitais estarem programando cirurgias não essenciais nesse momento. Eles têm que disponibilizar mais leitos. Estamos recebendo muitos pacientes com plano de saúde", acrescentou o chefe do Executivo Estadual.  

Outra dúvida surge em relação às partidas de futebol. "Para evitar aquelas imagens de torneio de futebol de comunidades com muitas pessoas aglomeradas. Precisamos dar um choque de distanciamento, esse é o objetivo, e consiga reduzir a pressão sob o sistema de saúde". O Campeonato Baiano e Copa do Nordeste, que o Governo da Bahia, chegou a cancelar, estão mantidos por enquanto.

  

FISCALIZAÇÃO 

O petista também falou sobre as consequência para quem não cumprir o lockdown. A pessoa poderá responder criminalmente, por se tratar de crime contra a saúde, previsto em lei. 

Ele destacou que não é intenção do decreto "encher as prisões" e que o toque de recolher que começou no domingo tem sido cumprido com poucos incidentes pelo estado. "Até aqui contamos com colaboração diria que de 99.99% das pessoas. Os casos de descumprimento foram pontuais", disse Rui, afirmando que o policiamento será feito de "forma intensa". "Estaremos com a força máxima de policiamento nas ruas".

Comentários

Outras Notícias

[Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica]
Bahia

Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica

26 de Junho de 2026

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]

[Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal]
Bahia

Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal

26 de Junho de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS]
Bahia

Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS

26 de Junho de 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

[Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes]
Saúde

Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes

26 de Junho de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia]
Bahia

Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia

26 de Junho de 2026

Foto: Divulgação Procon-BA

[Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador]
Bahia

Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador

25 de Junho de 2026

Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA