MP-BA recorre à Justiça para prefeitura disponibilizar 100% da frota de ônibus
06 de Outubro de 2020 - Redação Pernambués agora
O Ministério Público estadual (MP-BA) ajuizou nesta terça-feira (6) ação civil pública para que o Município de Salvador determine a circulação de 100% da frota de ônibus.
O pedido de liminar feito pelo Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Novo Coronavírus destaca a necessidade da frota completa nos horários de pico: das 05h às 08h; das 08h às 12h; e das 16h às 21h.
Os promotores pediram ainda que a Justiça determine, em decisão final, a retomada total da frota durante todo o horário regular de circulação. A iniciativa é reação ao não-cumprimento de recomendação do MP-BA para retorno imediato do transporte público coletivo e após diversas reuniões realizadas para formalizar acordo que promovesse a retomada integral dos ônibus na capital baiana.
Dados coletados pelo MP-BA em pesquisas de campo indicam a existência de ônibus lotados, com pessoas em pé, nas estações Pirajá, Lapa, Acesso Norte e Mussurunga. Esse resultado difere do levantamento feito pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), segundo a qual a demanda média de passageiros transportados a partir de 12 de setembro foi de 55% normal.
“(…) de modo que a oferta média requerida do serviço deveria girar em torno de 65% do normal, o que, segundo informa, teria se verificado. No entanto, conforme será demonstrado, a disponibilização de 65% é insuficiente para acomodar a demanda do serviço, como evidenciam as frequentes aglomerações nos ônibus”, afirmam os promotores Rita Tourinho, Rogério Queiroz e Adriano Assis.
De acordo com a ação, a perspectiva da Semob seria a disponibilização de 100% da frota apenas após a fase 4 de retomada das atividades econômicas. Os promotores, no entanto, apontaram inadequação das justificativas da prefeitura e incoerência do Município.
“Não guarda coerência o Município de Salvador estabelecer medidas de distanciamento social, inclusive mantendo o fechamento de praias, quando a população se aglomera nos ônibus de Salvador, não para atividades de lazer, mas para seu deslocamento laboral”, argumentaram.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023