Bahia

"É uma decisão histórica para o povo negro que constrói nossa cultura", afirma Major Denice sobre recursos da Lei Aldir Blanc

26 de Setembro de 2020 - Redação Pernambués agora
[

A Major Denice, candidata da 'Coligação que Cuida de Gente' (PT-PSB) à Prefeitura de Salvador, celebrou na manhã deste sábado, 26, o Decreto Estadual que determinou a destinação de 50% dos recursos da Lei Aldir Blanc Bahia para os grupos de manifestação cultural da população negra

A postulante petista, que é mestra em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial, parabenizou o governador Rui Costa e a secretária da Cultura, Arany Santana, pela decisão. "Essa é uma conquista dos artistas negros da Bahia, uma decisão histórica em benefício do povo negro que constrói nossa cultura", afirmou a Major Denice Santiago.

Ela frisou ainda que, por causa das características da aplicação da Lei Aldir Blanc por órgãos estaduais como o Centro de Culturas Populares Identitárias (CCPI) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – que contemplarão beneficiários como terreiros de candomblé e manifestações quilombolas e do Recôncavo da Bahia por exemplo – o número de manifestações ligadas à população negra que serão beneficiadas deve inclusive ultrapassar o mínimo de 50%.

Esse fato, comemorou Denice, cumpre a função de consolidar conquistas antigas da população negra, a exemplo dos Marcos estabelecidos no Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, sancionado em 2016 e que prevê em seu texto a reserva para negros em concorrências públicas. 

"O Governo da Bahia construiu uma forma extremamente democrática para utilizar os recursos da Lei Aldir Blanc, destinando o dinheiro para manifestações culturais que de fato estão afetadas pela pandemia, que são principalmente aquelas do povo negro, que vivem do turismo, do movimento. Garantir o mínimo de 50% é uma vitória histórica garantida pelo nosso governador Rui e pela nossa secretária Arany. E tenho certeza que muitas outras manifestações estarão sendo contempladas", analisou.

Comentários

Outras Notícias

[Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar”]
Esportes

Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar”

11 de Maio de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

[Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial]
Mundo

Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial

11 de Maio de 2026

Foto: TV Globo

[Anitta ganha edição especial do “Som Brasil” para apresentar nova fase da carreira]
Fofoca

Anitta ganha edição especial do “Som Brasil” para apresentar nova fase da carreira

11 de Maio de 2026

Foto: TV Globo

[IPHAN fecha contrato emergencial de R$ 1,8 milhão para reforço estrutural da Igreja de São Francisco, em Salvador]
Bahia

IPHAN fecha contrato emergencial de R$ 1,8 milhão para reforço estrutural da Igreja de São Francisco, em Salvador

11 de Maio de 2026

Foto: Reprodução / TV Globo

[Dia dos garis e margaridas reforça luta do SindilimpBA para aprovação de projeto no Senado]
Política

Dia dos garis e margaridas reforça luta do SindilimpBA para aprovação de projeto no Senado

10 de Maio de 2026

Regulamentação da profissão de garis e margaridas está no Senado para votação | FOTO: Reprodução/Meta IA

[Eleições 2026: eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário]
Política

Eleições 2026: eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário

10 de Maio de 2026

Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil