Bahia

Secretarias e órgãos municipais voltam a funcionar a partir desta segunda (31)

31 de Agosto de 2020 - Redação Pernambués agora
[Secretarias e órgãos municipais voltam a funcionar a partir desta segunda (31)]

Secretarias e órgãos públicos municipais que estavam suspensos por conta da pandemia voltarão a funcionar a partir da segunda-feira (31), anunciou neste sábado o prefeito ACM Neto, em coletiva virtual

Com isso, funcionários e estagiários que estavam em casa devem voltar ao serviço, exceto quem faz parte de grupos de riscos, que deverá continuar com trabalho remoto. “Não queremos expôr ao risco essas pessoas. Se a pessoa tiver que fazer trabalho presencial deve se cercar de todos os cuidados e isso apenas em caráter especial”, ressaltou.
“Estamos instruindo, orientando, treinando todos nossos dirigentes para que eles sejam fiscais e cada servidor deve ser fiscal de si mesmo e do colega”, afirmou Neto.
O restabelecimento das atividades que têm atendimento ao público está previsto para 8 de setembro e servidores e espaços passarão por uma preparação antes disso. Com isso, as prefeituras-bairro não voltam a funcionar nesta próxima semana, como chegou a anunciar o prefeito. “Estamos querendo um pouco mais de tempo para a preparação”, explicou o prefeito.
Nesses locais que recebem público, quando possível, serão instaladas barreiras de separação física entre o atendente e os frequentados. Se não for possível, o servidor estará usando uma máscara do tipo face shield, para proporcionar maior proteção.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) continuará em regime extraordinário de trabalho, das 8h às 14h, sem interrupção, enquanto não houver definição de retomada do ano letivo.
Medidas
As repartições pública terão protocolos com medidas gerais que valem para todos os órgãos e secretarias, como o uso obrigatório de máscaras para entrar e sair, aferição de temperatura nos acessos, distanciamento de 1,5m ou, quando não for possível, adoção de barreiras físicas ou utilização de máscaaras face shield.Outra alternativa será o revezamento de servidores caso não seja possível o distanciamento. Reuniões remotas devem continuar a sendo priorizadas em relação às presenciais. Dispensadores de álcool em gel serão espalhados pelos locais e a limpeza acontecerá de maneira mais frequente.
No caso das repartições que trabalham diretamente com o público, a ocupação máxima deverá corresponder a uma pessoa a cada nove metros quadrados, como acontece em shoppings e outros comércios do tipo.
Servidores que sentirem sintomas da covid-19 devem reportar ao chefe imediato. Se passarem por atendimento médico, devem encaminhar o atestado para o e-mail [email protected]. Se o funcionário tiver tido contato com alguém contaminado ou confirme que está com a covid-19, deve ser afastado e cumprir isolamento domiciliar.
Servidores do grupo de risco devem apresentar relatório médico que comprove a condição e realizar atividades remotas ou sem contato com o público.

No caso dos órgãos que possuam refeitório, o distanciamento mínimo entre os servidores nesses espaços deverá ser de 2m, com lotação reduzida a 30% da capacidade do local. Sobre o uso de carros oficiais, a utilização da máscara será obrigatória, e a recomendação é que o ar-condicionado não seja utilizado, priorizando a ventilação natural.

Comentários

Outras Notícias

[MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami]
Justiça

MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami

25 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / Rosinei Coutinho

[Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA]
Justiça

Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA

25 de Setembro de 2026

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália]
Esportes

Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália

25 de Setembro de 2026

Foto: YouTube / CBF TV

[Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso]
Esportes

Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso

25 de Setembro de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro]
Saúde

Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro

24 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel]
Brasil

Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel

24 de Setembro de 2026

Foto: Arquivo / Agência Brasil