Bahia

Castramóvel retoma serviço hoje (24) e segue na San Martin até outubro

24 de Agosto de 2020 - Redação Pernambués agora
[Castramóvel retoma serviço hoje (24) e segue na San Martin até outubro]

Após quatro meses parado por conta da pandemia do novo coronavírus, o Castramóvel, serviço itinerante de castração de animais da Prefeitura, retomou os atendimentos hoje (24)

Para evitar aglomeração, só são feitos em torno de 15 procedimentos diários em cães e gatos, de segunda a sexta, das 8h às 13h. O equipamento está instalado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida General San Martin, 734, em Fazenda Grande do Retiro.

Com uma equipe de cinco profissionais de saúde e um funcionário da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA) para acompanhar o funcionamento do serviço, as castrações são realizadas após a solicitação pelo e-mail agendamento.dipa @ gmail. com. 

"O objetivo principal do Castramóvel é ajudar a fazer o controle populacional dos cães e gatos no município. No entanto, os benefícios de castração para o animal vão muito além, como na melhora do comportamento, previne brigas e doenças e aumenta a expectativa de vida dos bichos”, explica o diretor de Bem-Estar e Promoção da Saúde Animal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gustavo Moraes.

Letícia Palmeira, de 25 anos, doméstica, levou hoje um de seus animais de estimação para realizar o procedimento de castração. “Tenho duas cadelas e um gato. Em outra oportunidade, já havia trazido a cadela. Dessa vez, trouxe meu gato para fazer o procedimento. Esse serviço é muito importante para pessoas que possuem pets, pois, é muito caro fazer a castração em clínica particular”, conta.

Já Iandra Dias, estudante de 20 anos, utilizou o serviço gratuito pela primeira vez. “Gostei bastante do atendimento. Estava muito preocupada como seria a anestesia, mas o profissional de saúde me explicou como funciona o procedimento e fiquei aliviada. Uma colega me falou sobre o Castramóvel e resolvi trazer meu cachorro para evitar procriação e também doenças”, diz.

Desde que o Castramóvel foi implantado, em 2013, o serviço já realizou mais de 25 mil procedimentos em cães e gatos. O equipamento permanece na sede da GCM até o final do mês de outubro.

Comentários

Outras Notícias

[MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami]
Justiça

MPF aciona quatro empresas por suposta colaboração com garimpo ilegal na Terra Yanomami

25 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / Rosinei Coutinho

[Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA]
Justiça

Um em cada cinco adultos relata contato com possíveis imagens falsas de nudez criadas por IA

25 de Setembro de 2026

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália]
Esportes

Ancelotti pede paciência com testes após empate do Brasil diante da Austrália

25 de Setembro de 2026

Foto: YouTube / CBF TV

[Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso]
Esportes

Rayan marca no último lance e Brasil busca empate contra a Austrália em amistoso

25 de Setembro de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro]
Saúde

Vigilância Sanitária apura relatos de sintomas gastrointestinais em resort de Porto Seguro

24 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel]
Brasil

Testemunhas de Jeová deixam decisão sobre componentes do sangue a critério de cada fiel

24 de Setembro de 2026

Foto: Arquivo / Agência Brasil