Trabalhadores de Limpeza Urbana realizam uma mega limpeza em travessas localizada, em Pernambués
21 de Agosto de 2020 - Redação Pernambués agora
Todos os anos, milhares de pessoas são infectadas por esse vírus e sofrem com os sintomas dessa grave doença
Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, indicou que a incidência de casos em 2019 aumentou em mais de 300%, causando um surto de dengue em várias cidades.
A maneira mais eficiente de controle da doença e limitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é a limpeza, e acabar com os locais que se tornam focos e reprodução do mosquito.
Nesse caso, o saneamento básico é essencial, além de limpeza em ruas e bueiro, sem esses serviços as chances de as cidades terem surto de dengue são maiores. Além disso, o mosquito ainda pode transmitir outras doenças, como Zika e Chikungunya.
Foi pensando em manter o bairro longe do mosquito, que os moradores de Pernambués vem realizando diversos pedidos de limpeza, capinação, roçagem, varrição, dentre outros Serviços Especiais.
Na manhã desta sexta-feira (21), trabalhadores de limpeza urbana, realizaram um mutirão de limpeza especiais, com roçagem, capinação, e varrição nas travessas: Guilherme Pedrosa, São Francisco e Batista.
Qual é a relação entre o saneamento básico e limpeza com o surto de dengue?
O saneamento básico é um conjunto de serviços que engloba, entre outras coisas, captação e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e descarte adequado de lixo e resíduos e drenagem de água da chuva.
Quando a população tem acesso a esses serviços, há aumento na qualidade de vida, diminuição dos gastos com saúde pública e preservação do meio ambiente. Dessa forma, alguns serviços estão intimamente ligados à proliferação de doenças, inclusive da dengue.
Acesso à água e ao esgoto
Hoje em dia, todo mundo já sabe que o mosquito da dengue precisa de água parada para se reproduzir. Por muito tempo, os cientistas pensaram que os ovos só eclodiam em água limpa, mas depois descobriram que eles também são capazes de se desenvolver em água suja.
Por isso, é extremamente importante que a população tenha acesso à coleta de esgoto, para que ele não fique acumulado nas vias públicas, servindo de criadouro.
Descarte de lixo e excesso de vegetais e matos
A produção de lixo é um problema global que está sendo discutido com mais ênfase nos últimos anos. Uma das principais questões é relativa ao descarte adequado do lixo.
Essa etapa envolve a disposição correta dos resíduos por parte da população, a sua coleta e o manejo em local adequado. Por ter vários indivíduos envolvidos, nem sempre ela acontece de forma correta, o que pode gerar acúmulo de lixo em vias públicas, entupimento de galerias pluviais e poluição de rios, além dos crescimentos de vegetais e matos, que podem acumular lixos e água parada.
Um exemplo é quando a população descarta lixo em terrenos baldios ou em canais. Nesse caso, o carro de coleta de lixo não consegue recolhê-los e levá-los aos aterros sanitários, criando o ambiente ideal para a proliferação não só de mosquitos da dengue como de outras pragas urbanas, como ratos, baratas e escorpiões.
Por isso, é essencial que cada um faça a sua parte. O lixo deve estar disposto de forma adequada para a coleta e disposição final. Assim, além da dengue, é possível evitar enchentes e a poluição dos nossos mananciais.
Comentários
Outras Notícias
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026Foto: Osvaldo F. / Contrapé
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023