Prefeitura de Salvador amplia equipes do Samu
18 de Junho de 2020 - Redação Pernambués agora
Mais dez ambulâncias e 81 novos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão atuar em Salvador já a partir desta quinta-feira (18), em mais uma estratégia da Prefeitura para ampliar a assistência médica à população, principalmente neste momento de pandemia
Os detalhes da ampliação do serviço foram apresentados em coletiva realizada pela manhã na Praça Wilson Lins, na Pituba, com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis e do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.
Com esta iniciativa, a capital baiana chega a 61 equipes e mais de mil profissionais trabalhando no Samu, que atende também a região metropolitana. “O objetivo é dar uma resposta ainda mais rápida às necessidades, seja daquele paciente que está em casa esperando por um transporte ou, mesmo, de quem está em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e precisa ir ao hospital. Por isso, a Prefeitura está em processo contínuo de ampliação das equipes, pois sabemos que o tempo de resposta do Samu pode significar a vida de uma pessoa”, explicou ACM Neto.
O prefeito ainda ressaltou a importância do trabalho das equipes do Samu que, assim como os demais colaboradores da área da saúde, estão na linha de frente no combate à Covid-19. “Esses profissionais estão altamente expostos ao risco neste período de pandemia. Por isso, procuramos ter todos os cuidados no sentido de garantir os EPIs (equipamentos de proteção individual) e condições seguras de trabalho. Merecem o nosso reconhecimento e permanente gratidão e valorização do trabalho que realizam neste momento”, completou.
Neste período de enfrentamento à Covid-19, além da questão do transporte de pacientes para unidades de saúde em apoio à Central Estadual de Regulação, o secretário Leo Prates afirmou que o serviço do Samu vai auxiliar também nos casos de mortes ocorridas em casa – índice que tem aumentado durante a pandemia. “Nosso objetivo é salvar vidas, mas, quando não conseguimos, temos que dar o direito às famílias de se despedirem dos entes queridos com dignidade. Inclusive, estamos contratando mais dois médicos para ajudar na certificação do óbito e os familiares possam fazer o enterro”, informou.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023