Durante Live com Suíca Jorge Solla afirma preocupação com direitos dos trabalhadores as PEC's federais
02 de Maio de 2020 - Redação Pernambués agora
Em mais uma live do vereador Suíca (PT)
Em mais uma live do vereador Suíca (PT), o médico e deputado federal Jorge Solla (PT), falou sobre a pandemia do novo Covid-19 e debateram sobre temas importantes como a pandemia do novo coronavurus e as PEC's federais que segundo o deputado afetam os trabalhadores brasileiros, retirando seus direitos e analisar a conduta política nacional.
Para Jorge Sola a situação atual na política brasileira é preocupante e causa indignação por destruir os direitos dos brasileiros. Sola relembra o golpe de 2016 conta a ex-presidenta Dilma Rousseff e que desde então houve uma crescente destruição nos direitos trabalhistas, seguindo de ataques a previdência social e lamenta a medida provisória da Carteira Verde e Amarela.
Essa medida provisória permite que haja contratação de jovensde 18 a 29 anos em postos que recebam até um salário mínimo e meio, ou R$ 1.497, pelo prazo de dois anos .
Empregadores não pagarão alíquotas do Sistema S, do salário-educação e da contribuição patronal de 20% para a Previdência Social. A alíquota do FGTS passa de 8% para 2%. Em caso de demissão sem justa causa, a multa sobre o Fundo baixa de 40% para 20%.
Estimativas apontam que a folha de pagamento terá uma redução de 34% nos impostos a ela vinculados. De outro lado, em casos de demissão sem justa causa, a perspectiva é que o trabalhador receba até 80% menos de verbas.
Sola afirma, " a Carteira Verde e Amarela tem três frentes de ataque, que são: os direitos trabalhistas, o corte nas políticas públicas e o ataque ao patrimônio público", diz.
Suíca então questiona o deputado sobre o programa Mais Médicos, aprovado no governo Dilma e encerrado em 2018. o Deputado Solla foi questionado se seria possível, em caso de um novo governo entrar no poder, recomeçar o programa Mais Médicos. Sola não diz "nem que sim, nem que não", mas comenta sobre os feitos causados pelo governo Lula e Dilma. "Como o SAMU, a inauguração da Farmácia Popular, nos 12 anos do governo do PT, o orçamento para a saúde foi mais de 80% da inflação do país e que 63% dos leitos de UTI's foram viabilizados por Lula e Dilma". Lamenta também o encerramento do programa Mais Médicos, que trouxe para o Brasil 18.000 médicos cubanos, levando assistência médica para periferias, pequenos municípios e para a população indígena.
Questionado sobre o programa Revalida, programa que permite a atuação aqui no Brasil de médicos formados no exterior, ele diz que todas as universidades públicas podem aplicar a prova do revalida, mas que não a fazem por causa do Conselho de Medicina, que no final dos anos 90 fizeram uma campanha para impedir que profissionais formados no exterior possam exercer suas funções em solo brasileiro e que hoje temos 15 mil médicos formados, mas que não podem exercer e que se fossem permitidos a atuar suas funções como médicos, seria uma grande ajuda para o nosso país no momento que estamos enfrentando.
O Deputado Federal fala também sobre o Consórcio Nordeste, que é uma iniciativa para contratar mais médicos e combater a COVID-19. Ele conta que o Consórcio Nordeste envolve universidades públicas e federais para a revalidação do diploma e que essa iniciativa pode sim ajudar no combate ao coronavirus. Sola comenta sobre o acordo feito com o atual Deputado Federal de São Paulo, Alexandre Padilha, em que torna obrigatório o governo disponibilizar uma prova por semestre e liberar o edital com no mínimo 60 dias de antecedência. Mas que até o presente momento não foi cumprido.
Sola afirma que entrará com uma medida judical conta o Ministerio da Educação cobrando o descumprimento do Governo Federal. Já que, para a prova ser aplicada em junho o edital já teria que ter sido lançado.
Para finalizar, o convidado, encerra sua participação na live mostrando a sua indignação com a o atual governo e diz que, os atos do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro são considerados crime.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023