Canal do Paraguari em Periperi no Subúrbio Ferroviário começa a ser requalificada
06 de Abril de 2020 - Redação Pernambués agora
A primeira audiência pública foi realizada em Nova Constituinte
Por: Mara Silvany
As obras de requalificação do Canal do Paraguari, em Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador teve início aproximadamente há um mês. De acordo com líderes comunitários e a Asssociacao de moradores Quilombo de Nova Constituinte, diversas audiências públicas foram realizadas, o presidente da Associação Arnaldo Anselmo lembra que a primeira audiência foi realizada no Comunidade de Nova Constituinte, no qual contou com a presença do vereador Luiz Carlos Suíca(PT), onde foram ouvidos moradores, associações e cooperativas.
A primeira etapa da requalificação, que atinge uma extensão de 925 metros de rio, vai contemplar a implantação de patamares de 2,80m, constituídos por lajes pré-fabricadas em ambos os lados do canal. O local também terá travessias para pedestres sobre o canal a cada 60m de extensão e nova iluminação pública com luminárias em LED.
O entorno do rio será beneficiado com revestimento asfáltico das vias que margeiam o canal e com a construção de um espaço público de convivência e lazer sobre o trecho inicial do canal, com o revestimento em piso intertravado e implantação de pergolados, bancos, paisagismo e acessibilidade. Paraguari também ganhará ciclovia e as duas praças da Rua da Glória serão recuperadas.
O vereador Suíca lembra que são ações que foram conquistadas. “São ações de desenvolvimento da comunidade. Visitamos as ruas já pavimentadas, e tudo isso são ações que foram conquistas importantes de quem mora em Nova Constituinte e entorno. É importante destacar que a comunidade lutou décadas e hoje com o apoio do nosso mandato, aconteceu.
Não podemos esquecer que a Câmara Municipal foi de grande importância em tudo isso. Nós do mandato não esquecemos de incluir a periferia em projetos, a Câmara votou e aprovou, a Prefeitura também aprovou", disse.
O edil ressalta a importância das audiências públicas para que a população seja ouvida e decida junto com o Legislativo e Executivo o destino da Cidade.
" As audiências públicas no bairro, a preocupaçãoe e luta da comunidade foram importantes para que isso fosse realizado, precisamos ouvir a periferia", destacou Suíca.
Com um investimento de R$ 14.728.235,54. O projeto prevê barragem de contenção para regular a contribuição das águas que chegam ao canal. As duas etapas totalizam quase R$30 milhões em investimentos.

Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023