Bahia

Vendas no mês do Natal devem crescer 3,6% na Bahia, estima Fecomércio-BA

10 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Vendas no mês do Natal devem crescer 3,6% na Bahia, estima Fecomércio-BA]

O Natal de 2019 deve ser o melhor para o comércio desde 2015

O comércio varejista do estado da Bahia deve faturar R$ 7,3 bilhões em dezembro, mês do Natal, crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2018, segundo projeções da Fecomércio-BA.
Os dados estimados são do mês de dezembro e não refletem o comportamento exato das vendas Natal. Entretanto, esse evento é o mais importante do ano para o comércio e seu desempenho tem grande parcela no resultado do mês. Por isso, é razoável dizer que a tendência de compras no Natal será similar a de dezembro. Historicamente, o setor que os consumidores mais buscam para presentear neste final de ano é o de roupas, calçados e acessórios, os chamados bens não duráveis.
Na sequência, a segunda atividade mais procurada é a de cosméticos e perfumes, que no mês do Natal deve mostrar elevação nas vendas de 1,4%. Junto com os supermercados, foram os dois setores que resistiram mais à crise econômica e recuperaram mais rápido.
Os supermercados devem apresentar uma variação similar, de 1,2% no contra ponto anual, e é o setor mais importante do estado com um terço de todo o faturamento do comércio. Ainda seguindo nos principais setores do Natal, as compras de eletrodomésticos e eletrônicos devem subir 3,6% e o faturamento atingir, no mês, R$ 1,28 bilhão. Diferentemente das outras atividades citadas anteriormente, este segmento é mais sensível a disponibilidade de crédito. Neste final de ano, a seletividade dos bancos vem diminuindo, o que favorecerá o desempenho do mês.

Comentários

Outras Notícias

[Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz]
Saúde

Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz

06 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025]
Brasil

Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025

06 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos]
Educação

Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos

06 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / UESB

[Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil]
Fofoca

Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil

06 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução

[Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS]
Saúde

Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS

05 de Agosto de 2025

Foto: EBC/Agência Brasil

[Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS]
Saúde

Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS

05 de Agosto de 2025

Foto: Arquivo Agência Brasil