UFBA: número de animais vivos no litoral norte da Bahia reduziu em 65%
25 de Novembro de 2019 - Redação Pernambués agora
Segundo o pesquisador a análise foi feita entre 17 e 20 de agosto entre os recifes de Abaí, na cidade de Camaçari, até a Praia do Forte, em Mata de São João
Uma análise feita por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) concluiu que, após o surgimento de manchas de óleo na região, o número de animais vivos no litoral norte da Bahia reduziu em 65%. Os dados foram divulgados hoje (25) pelo professor e pesquisador Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia (Ibio) da universidade. Segundo o pesquisador a análise foi feita entre 17 e 20 de agosto entre os recifes de Abaí, na cidade de Camaçari, até a Praia do Forte, em Mata de São João. O estudo ainda concluiu que 46,88% do número de espécies que habitam nos recifes costeiros também foi reduzido.
Além disso, foi constatado um aumento de 51,92% na taxa de branqueamento dos corais, índice que oscilava entre 5 e 6% ao ano. Com isso, a pesquisa concluiu que, após o aparecimento das manchas de óleo, “houve perda de patrimônio natural: redução no número de animais, redução da diversidade de animais e aumento das doenças/mortalidade nos corais. Assim, compromete a cadeia alimentar, causa desequilíbrio ecológico, e precisa ser monitorado pelos próximos seis meses”.
Comentários
Outras Notícias
Feira de Saúde da Mulher leva atendimentos e serviços a moradoras de Pernambués
24 de Março de 2026Foto: Reprodução/Redes Sociais
Produções brasileiras se destacam entre indicados ao Prêmio Platino 2026
24 de Março de 2026Foto: Divulgação
Atriz Dani Gondim anuncia remissão do câncer após tratamento
24 de Março de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Filho de Wagner Moura publica foto com o pai e se declara nas redes
24 de Março de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação
23 de Março de 2026Foto: Divulgação
Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas
23 de Março de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023