Suíca quer homenagear trabalhador de limpeza com monumento
22 de Novembro de 2019 - Redação Pernambués agora
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) quer homenagear a atuação na capital baiana dos garis e margaridas, trabalhadores da área de limpeza
Neste sentido, o parlamentar indicou ao Executivo Municipal, a instalação de um monumento dedicado a esses trabalhadores numa praça de Salvador.
“A salubridade dos edifícios e logradouros públicos é de responsabilidade desses profissionais. Eles que mantêm o ambiente limpo, livre de lixo e vetores de doenças, tornando o ambiente agradável e plenamente habitável”, justificou Suíca, vice-líder da oposição na Câmara.
Ainda em suas considerações, destacou que os garis e as margaridas são profissionais indispensáveis para sociedade “por estarem sempre desenvolvendo práticas que buscam impedir o acúmulo do lixo em bueiros, buracos e nas próprias ruas da cidade, evitando enchentes, proliferação de insetos e animais transmissores de doenças”.
Formando em História, Suíca lembrou que o nome gari apareceu pela primeira vez no final do século XIX, quando o francês Pedro Aleixo Gary firmou o primeiro contrato de limpeza pública com o Ministério Imperial para a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. “O nome se popularizou e é utilizado até os dias atuais”, esclareceu.
No entendimento do vereador, a indicação não é impossível de ser concretizada. Ele lembrou que a cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem uma estátua em homenagem ao trabalhador de limpeza urbana.
“Uma empresa que presta serviço de limpeza urbana no município, em parceria com a prefeitura local, prestou uma homenagem para os garis, erguendo um monumento em praça pública para honrar a dedicação que essas trabalhadoras e esses trabalhadores possuem, em prestar um serviço de qualidade para a população”, reforçou.
Suíca lembrou que a Bahia possui o Sindilimp, sindicato da categoria que por anos tem se dedicado a defender os direitos
Comentários
Outras Notícias
Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica
26 de Junho de 2026Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]
Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal
26 de Junho de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS
26 de Junho de 2026Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes
26 de Junho de 2026Foto: José Cruz/Agência Brasil
Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia
26 de Junho de 2026Foto: Divulgação Procon-BA
Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador
25 de Junho de 2026Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023