Pernambués Curioso: Saiba mais sobre a Ladeira da Preguiça
16 de Outubro de 2019 - Redação Pernambués agora
A história tem ligação direta com o povo escravizado
A ladeira da Preguiça foi uma das três primeiras ladeiras construídas em Salvador, provavelmente começou a ser construída no século XVII, após a abertura das ladeiras da Misericórdia e da Conceição. A Ladeira cumpre, o então o papel de ligar a Cidade Alta, com a Cidade Baixa.
De acordo com estudos, o nome surgiu origem do nome, refere-se ao fato de que as mercadorias eram transportadas do porto para a cidade, fosse nas costas de escravos, fosse em carretas puxadas por bois e empurradas por escravos. A elite da época, a qual residia em casarões ao longo da via, costumava divertir-se com gritos de "sobe preguiça”, ao presenciar os escravos subindo penosamente a ladeira, sob o peso de sacos de mercadorias pesando até 60 kg ou empurrando carretas abarrotadas.
Todavia, existe uma lenda pelo país a fora, da imagem folclórica e, contudo, preconceituosa de que os baianos em geral e os soteropolitanos são preguiçosos. Já na página oficial da Secretaria de Turismo da Cidade de Salvador, sustenta a ideia de que os escravos, reclamando do trabalho pesado, diziam que subir a ladeira "dava preguiça".
Por conta das construções, tráfegos de automóveis, alguns preferem a ladeira, pois a via é de acesso mais rápido, depois de passar por um longo período de abandono, hoje existe um levante popular e cultural que fomenta o resgate e a cultura local. Executado por moradores, tendo sido declarada toda ladeira como um centro cultural.
Comentários
Outras Notícias
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026Foto: Osvaldo F. / Contrapé
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023