Bahia

Cinco casas desabam na Fazenda Grande do Retiro

04 de Outubro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Cinco casas desabam na Fazenda Grande do Retiro]

Cinco casas na Rua Candinho Fernandes, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, desabaram na noite da última quinta-feira (3)

As residências que já haviam sido isoladas pela Prefeitura por apresentarem rachaduras, não resistiram e vieram ao chão por volta das 23h50.
Uma obra realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), de contenção de encosta, que seria inaugurada no dia 10 de outubro, foi totalmente destruída e desmoronou junto com as residências. Um galpão que fica na parte do baixo da encosta foi atingido. 
De acordo informações do coordenador da Codesal, Sosthenes Macedo, não houve feridos.
“Essas casas são conhecidas nossas por conta das rachaduras. A Sucop fez sondagem na região.  Lá foi rompida parte da cortina de contenção. As casas que já estavam condenadas, caíram”, disse.
O dono de uma das residências já tinha deixado o local há um mês.  “Afastamos o risco. Isolamos a área para preservar a vida. O pessoal já teria saído antes, um mês antes. As casas já estavam programadas para serem demolidas nesta sexta-feira (4) e a área já estava isolada", pontuou.  O cordenador-geral afirmou que as chuvas que vêm atingindo Salvador desde a quarta-feira (2) podem ter colaborado para o desabamento.
As casas já vinham apresentando rachaduras em sua estrutura desde o mês de julho, contudo, se agravaram após as fortes chuvas no mês de agosto.  Os moradores relatam que o problema apareceu depois de uma obra de contenção de enconsta da Codesal, na mesma região onde fica a rua Rua Candinho Fernandes. 
Algumas famílias que moram na região tiveram que deixar suas residências e recebem um auxílio aluguel da Prefeitura de R$ 300 reais. Eles alegam que o valor é irrisório e não conseguem alugar uma outra casa para morar.
A área do desabamento das casas estava interditada. Possivelmente, outras casas próxima a localidade, serão notificadas.
Sete casas serão demolidas ainda hoje. Vinte famílias devem deixar a localidade e a área será isolada.
A Escola Municipal Austricliano de Carvalho está sendo utilizada como como depósito para guardar alguns pertences dos moradores da área de risco.
Técnicos da Defesa Civil farão avaliação ainda na manhã desta sexta-feira. Sosthenes Macedo afirma que as equipes da Superintendências de Obras Públicas (Sucop)  e  da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur)  estão analisando os impactos do desabamento na localidade e investigando as causas do desabamento.
Sobre as razões da ruptura da cortina da encosta, bem como das rachaduras nas residências,  o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse que desde maio, a Prefeitura havia identificado o acúmulo de água no talude da encosta, provavelmente em função do vazamento de alguma adutora da Embasa. As investigações continuam para saber quem é o responsável: se a concessionária de água e esgoto ou a empresa que executou a obra de contenção (Consórcio Maf e GeoBahia).

Comentários

Outras Notícias

[Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz]
Saúde

Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz

06 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025]
Brasil

Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025

06 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos]
Educação

Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos

06 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / UESB

[Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil]
Fofoca

Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil

06 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução

[Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS]
Saúde

Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS

05 de Agosto de 2025

Foto: EBC/Agência Brasil

[Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS]
Saúde

Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS

05 de Agosto de 2025

Foto: Arquivo Agência Brasil