Vetos nas emendas sobre regulamentação dos aplicativos serão analisados nesta terça-feira (27), na CMS
26 de Agosto de 2019 - Varela Notícias
O Projeto de Lei nº 258/18, que regulamenta os aplicativos de transporte em Salvador deve ser colocado para votação nesta quarta-feira (28).
Antes disso, na terça-feira (27), as emendas apresentadas ao texto original serão analisadas pelas Comissões de Finanças, Orçamentos e Fiscalização e de Transporte da Câmara Municipal de Salvador (CMS).
Entre as quase 30 mudanças sugeridas no projeto enviado pelo executivo, três se destacam e causam controvérsia entre motoristas de aplicativos e taxistas: a limitação no número de veículos que presam o serviço; a proibição de placas de outros municípios e a necessidade do alvará para poder rodar.
O projeto original restringia a atividade ao número de pouco mais de 7 mil motoristas. A ideia foi defendida pelo prefeito ACM Neto em entrevista coletiva durante a Semana do Clima, que ocorreu entre os dias 19 e 23 de agosto. Mas é quase consenso entre os próprios vereadores que a proposta é insustentável e deve cair.
A obrigatoriedade de rodar com carros emplacados somente em Salvador preocupa os motoristas de aplicativos, como Uber e 99 Pop. Boa parte dos carros que são utilizados para esse tipo de transporte são alugados e com placas de outro estado, sendo a mais comum de Minas Gerais.
Já a discussão sobre o alvará promete ser acalorada. O município quer ter mais poder de fiscalização dos carros e fazer com que os aplicativos paguem mais tributos.
A proibição do transporte de crianças e a inclusão de taxistas na Uber também serão valiadas pelos vereadores. Na opinião do presidente da Comissão de Finanças, Joceval Rodrigues (Cidadania), a demora na apreciação do projeto é positiva para melhorar a proposta.
“Vai ser uma regulamentação que será referência para todo o Brasil. É a única cidade do pais em que a Uber vai aceitar táxis na plataforma. Vamos proibir o transporte de criança para que não haja concorrência com o transporte escolar, permitir o acesso de animais e facilitar o uso para deficientes visuais”, afirmou Joceval.
Taxistas
As mudanças apresentadas pelos vereadores deixaram os taxistas insatisfeitos. Segundo o presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Ademilton Paim, a categoria não gostou do que viu até agora e afirmou estar atentos aos próximos movimentos.
“Nós vamos continuar mobilizados. Estamos contra as emendas apresentadas pelos vereadores. Não queremos ser inclusos no Uber, queremos a limitação. Na quarta-feira, vamos fazer mais uma mobilização em frente à Câmara”, disse o taxista.
Átila do Congo, presidente do Sindicato de Motoristas por Aplicativos da Bahia (Simactter-BA), espera que o acordado previamente entre as partes interessadas prevaleça e que não haja mais surpresas. Na última quarta-feira (21), os trabalhadores realizaram uma manifestação na CMS colocando pressão nos edis.
“Estamos caminhando para um entendimento. Estamos otimistas, mas atentos. Esperamos que a promessa que foi feita pelos vereadores seja cumprida e retirem as propostas que são inconstitucionais. Caso contrário, vai ter judicialização”, frisa Átila.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023