Suíca sugere audiência pública para debater as obras da Feira do São Joaquim
24 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora
A obra de requalificação está incompleta, com 20% de obra concluída.
O programa ‘Cidade em Movimento’, da Rádio 100, na última sexta-feira (23), trouxe como entrevistado, o presidente dos Feirantes, Gago da Feira, como é popularmente conhecido. O apresentador e vereador Luiz Carlos Suíca (PT), falou sobre uma das feiras mais importantes para história de Salvador, cheia de tradição, cultura e resistência, a Feira de São Joaquim.
Localizada na Cidade Baixa, entre a Baía de Todos-os-Santos e a Avenida Oscar Pontes, o comércio possui uma área de mais de 35mil².
Durante entrevista Suíca relembra a tragédia acometida a Feira, na década de 60. Considerada um dos pontos turísticos de Salvador, a feira teve seu surgimento em cima de uma tragédia, em 1964. Antes chamada de “Feira de Águas de Meninos”, o local sofreu um incêndio que a destruiu completamente. Estudiosos, feirantes e clientes da época acreditavam que o desastre não tinha sido apenas um acidente.
Fixada em Porto de Salvador e área marítima com dutos de petróleo, a especulação teria visto um potencial econômico na região. Porém, até hoje, não se confirmou que o incêndio foi criminoso, sendo atribuído a uma empresa de combustível da época a culpa pelo vazamento de gás que teria provocado o início das chamas. Após o acidente, os feirantes se apropriaram de imediato com suas barracas e vendas, nascendo assim a atual “Feira de São Joaquim”.
Gago, falou sobre os problemas atuais da feira, citou a requalificação, que começou no início de 2012, teve diversos prazos não cumpridos e ainda não foi concluída, que era para ser concluída em 2014. ” Era para ser concluída em 2014, estamos já em 2019, uma etapa que era para ser concluída em oito e 12 meses, levou, cinco anos”, disse Gago ainda ressalta que a feira tem somente 20% de requalificada.
“Eu costumo dizer que a feira foi adotada pelo município, depois foi abandonada, adotada pelo estado e depois abandonada e agora voltou a ser órfão de novo”. Desabafa Gago.
Após o desabafo de Gago, Suíca sugeriu que o Sindicato dos Feirantes, provoque órgãos públicos e políticos que já foram na feira e sabem da situação. Gago, você como presidente do sindicato, quero lhe fazer uma sugestão. Todo período eleitoral, eu vejo muita gente fazendo campanha, que viraram deputado, e deputados federais, eu acho que o sindicato deveria provocar essas figuras, que estão na assembleia legislativa, para chamar uma audiência pública para a requalificação da feira, e você tem legitimidade para isso, o sindicato tem, as pessoas que estão lá, tem porque muitos seguem você”. Disse Suíca.
O apresentador ainda chama atenção dos que estão ocupando a cadeira na AL-BA, e pediram votos aos feirantes, “precisam fazer debates sobre isso, quem estão na Câmara dos vereadores, você precisa provocar, seja eu, o vereador Moises Rocha, para que a gente possa fazer um debate sobre a Feira de São Joaquim, não podemos esperar a sensibilidade do governador e do prefeito, possa a florar se a gente não provocar”, declarou.
Gago por sua vez, disse que irá colocar a sugestão em pratica, “A partir da semana que vem irei colocar isso em prática, pois ‘tá’ muito duro, Suíca”, disse Gago.
Entenda o processo da requalificação:
Em 2015, após mais de três anos com a requalificação da Feira de São Joaquim inacabada, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) contratou uma nova obra de mais de R$ 7 milhões para a requalificação do local. A contratação da Metro Engenharia e Consultoria LTDA foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (27). A empresa receberá R$ 7.385.504,07 por serviços complementares da Fase 1 da Etapa 3 (Miolo) das obras da feira. A requalificação começou no início de 2012, teve diversos prazos não cumpridos.
A Metro Engenharia, responsável pelo novo contrato milionário, é a quarta empresa a assumir as obras, depois da construtora NM, UFC Engenharia e consórcio LJA/GD. Vale lembrar que, com as manifestações realizadas pelos feirantes cobrando a conclusão da requalificação, o Ministério do Turismo chegou a divulgar, em dezembro de 2013, que o projeto ficaria pronto antes da Copa do Mundo de 2014, o que não ocorreu. Em fevereiro deste de 2015, após assumir o mandato, o governador Rui Costa (PT) anunciou que o projeto da Feira de São Joaquim passaria por modificações.
Segundo a Conder, duas etapas das mudanças já foram concluídas: recuperação do Galpão Água de Meninos (GAM) e revitalização da Enseada de São Joaquim. A terceira e última etapa, que vai revitalizar o miolo da feira, onde ficam os boxes comerciais, foi dividida em fases e não tem previsão de conclusão. O novo contrato se refere à conclusão da primeira fase, mesmo com o projeto passando por estudos para as modificações anunciadas pelo governador. De acordo com a publicação no DOE, a nova fase estava prevista para ser finalizada em oito meses, isso em 2015.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023