Bahia

Albinos passam a ter prioridade em marcação de consultas

04 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora
[Albinos passam a ter prioridade em marcação de consultas]

É o que garante o Projeto de Lei 9.474/2019 do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), aprovado pela Câmara

As pessoas com albinismo (também chamada de acromatose) agora terão prioridade na marcação de consultas dermatológicas e oftalmológicas, por meio do Sistema Único de Saúde, nas unidades de saúde de Salvador. É o que garante o Projeto de Lei 9.474/2019 do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), aprovado pela Câmara, sancionado pelo Poder Executivo e publicado na última quarta-feira (31), no Diário Oficial do Município.

Para o vereador, a lei sancionada tem o mesmo peso que as de prioridades a idosos, pessoas com deficiência, gestantes e outros grupos.

“A aprovação deste projeto garante agilidade nas consultas em especialidades que a pessoa albina mais precisa, pois a condição causa deficiência na produção da proteína melanina, responsável pela pigmentação da pele e cor dos olhos, devido à mutação genética”, afirma Suíca. Ele completa que pacientes de Acromatose são mais propensos a doenças dermatológicas severas e sintomas oftalmológicos que, se não houver cuidados com uma relativa periodicidade, podem levar à cegueira.

 Segundo o vereador, além de contemplar uma minoria, que precisa de cuidados diferenciados, a lei surge como mais um processo democrático, partindo do princípio da equidade. Esse princípio é sustentado pelo sistema de saúde pública e busca garantir uma melhor qualidade de vida para a população negra, que é a mais afetada pela condição genética.

Para a marcação da consulta, o paciente deve comprovar tal condição mediante apresentação de laudo médico, com o respectivo CID, a assinatura e carimbo com o número do CRM do médico competente.

Comentários

Outras Notícias

[Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica]
Bahia

Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica

26 de Junho de 2026

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]

[Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal]
Bahia

Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal

26 de Junho de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS]
Bahia

Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS

26 de Junho de 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

[Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes]
Saúde

Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes

26 de Junho de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia]
Bahia

Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia

26 de Junho de 2026

Foto: Divulgação Procon-BA

[Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador]
Bahia

Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador

25 de Junho de 2026

Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA