Bahia

Polícia Militar da Bahia tem pela primeira vez em quase dois séculos mulher promovida a tenente-coronel

25 de Maio de 2019 - Redação Pernambués agora
[Polícia Militar da Bahia tem pela primeira vez em quase dois séculos mulher promovida a tenente-coronel ]

“A promoção não depende só de a gente estar habilitado. No meu caso, como eu sou médica, a gente concorre dentro do nosso quadro de médicos”

Após 194 anos a Polícia Militar da Bahia teve neste mês, uma mulher promovida à patente de tenente-coronel. Ana Fernanda Dantas, de 54 anos, é médica pediatra, bacharela em direito e mestra em administração pública. Há 25 anos integra a corporação e agora ocupa o posto de maior autoridade feminina da Polícia Militar da Bahia.
Nascida em Salvador, ela entrou no primeiro concurso em que foi permitido o ingresso de mulheres, em 1993. Por já ter ingressado na PM como médica, Ana nunca participou de operações nas ruas.
A honraria – como ela mesma classifica a promoção –, foi concedida no dia 7 de maio, em uma solenidade liderada pelo comandante-geral da PM, o coronel Anselmo Brandão, no quartel da corporação que fica no Largo dos Aflitos.
“O coronel Anselmo fez essa solenidade. Foi simples, mas bastante significativa. Só estavam na minha frente quatro coronéis e, no meu grupo, dos que seriam promovidos a tenentes-coronéis, só tinha eu de mulher. Quando eu olhei para trás e vi tantos homens, eu percebi o quanto é significativo ser a primeira mulher”, lembra Ana Fernanda.
Para a militar, junto com a promoção há o crescimento da responsabilidade. “A carreira militar tem isso, você vai subindo de acordo com seu amadurecimento e as responsabilidades e nossas atribuições vão aumentando”, disse.
De acordo com Ana Fernanda, as promoções na carreira militar dependem de vários fatores. Para a patente de tenente-coronel no quadro de médicos, que era a área em que a militar concorria, só havia uma vaga que seria “disputada” entre ela – então major –, e um colega homem.
“[A promoção] não depende só da gente estar habilitado. No meu caso, como eu sou médica, a gente concorre dentro do nosso quadro de médicos. Eu e o outro colega que estávamos habilitados para a promoção, então nós dois tínhamos expectativa. Quase não tinha nenhuma diferença entre a gente no termo de pontos e notas, então sabíamos que poderia ser um ou outro”, comentou.

Comentários

Outras Notícias

[Matheus Nachtergaele fala sobre sexualidade e recusa rótulos]
Fofoca

Matheus Nachtergaele fala sobre sexualidade e recusa rótulos

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / TV Globo

[Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral]
Brasil

Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / redes sociais

[Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025]
Esportes

Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Internet

[Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade]
Saúde

Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução Pexels

[Seguidora processa Carlinhos Maia e pede R$ 30 mil por propaganda enganosa]
Fofoca

Seguidora processa Carlinhos Maia e pede R$ 30 mil por propaganda enganosa

12 de Agosto de 2025

Foto: Instagram

[OAB cobra respeito à Constituição e critica medidas judiciais sem trânsito em julgado]
Brasil

OAB cobra respeito à Constituição e critica medidas judiciais sem trânsito em julgado

12 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Internet