Devotos de São Jorge em festa
23 de Abril de 2019 - Redação Pernambués agora
No dia do santo católico, fãs lotam a Paróquia na cidade baixa
Moradores da cidade baixa acordaram cedo com a alvorada dos fogos, às 5h. Isso porquê, nesta terça-feira, é celebrado o dia de São Jorge. Fiéis lotaram a Paróquia, localizada no bairro de Vila Rui Barbosa, em Salvador. A celebração iniciou por volta das 7h da manhã com a primeira missa comandada pelo Padre Clóvis Souza.
Wellington Almeida, professor, devoto do santo católico, foi a igreja pedir proteção a sua família: “é uma devoção de anos. Venho sempre pedindo pelos professores, colegas, meus alunos, minha família. É um dia de celebração, aliás, não só hoje e sim todos os dias”, disse.
Já João Robson Nascimento, profissional de saúde, foi a Igreja para agradecer. Este Senhor passou por uma cirurgia nos olhos, está sendo caminhado para outra com fé que tudo vai dar certo novamente: “São Jorge representa minha vida. Trouxe esta imagem da Ilha de Itaparica, para fazer só agradecimentos. Fiz uma cirurgia na minha vista, ainda vou fazer hoje e graças a São Jorge, a graça foi alcançada”, explicou ao PERNAMBUÉS AGORA.
São Jorge
Nascido por volta do século III, na Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, e filho de pais cristãos, Jorge se converteu à religião católica ainda jovem. Após a morte do pai, mudou-se para a Palestina com sua mãe, onde foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e, aos 23 anos, já exercia altas funções na corte imperial.
Na época, o imperador Diocleciano planejava mandar matar todos os cristãos e, no dia em que o senado confirmaria o decreto imperial, Jorge declarou-se espantado com a decisão e passou a afirmar que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses, e defendeu somente a fé em Jesus Cristo. Ao ouvi-lo, o imperador mandou torturá-lo até que ele negasse a fé cristã, entretanto, ele continuou firme. Por conta disso, foi degolado no dia 23 de abril de 303.
Celebração e Economia
Para Rafael Araújo da Silva, líder comunitário do bairro, a celebração de São Jorge traz um dia diferente para a economia do bairro já que atrai devotos de várias regiões diferentes: “É um dia que conseguimos atrair o comércio, movimenta o bairro, as pessoas chegam cedo e montam sua barraca e conseguem captar recursos financeiros diante da crise que estamos convivendo neste cenário político”, afirmou.
O representante ainda informou que houve uma melhoria no movimento em relação ao ano passado. Além disso, os Filhos de Gandhy também fizeram uma apresentação na Igreja, trazendo com suas cantigas, a paz que reina no famoso “tapete branco”.
No local, ainda foram distribuídas cerca de 2 mil quentinhas de comida baiana para a comunidade. Água benta, quadros, velas e até mesmo limpeza da alma, estava disponível para os fiéis.
Sincretismo
No Brasil São Jorge é sincretizado com dois Orixás: Ogun e Oxossi/Odé (na Bahia). A analogia varia conforme a região do país. No Candomblé, Ogun é o Deus do ferro, dos caminhos e estradas, da batalha, guerreiro desbravador. O sincretismo foi utilizado pelos negros para disfarçar a sua prática religiosa que era proibida na época.
Por volta das 16h, os devotos participarão de uma procissão, que sairá do Largo de Roma e seguirá até a igreja em homenagem a São Jorge, onde, por volta das 18h, haverá a bênção com o Santíssimo Sacramento.
Para encerrar os festejos, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa Solene, às 19h, na Paróquia de São Jorge
Comentários
Outras Notícias
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026Foto: Osvaldo F. / Contrapé
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023