Bahia

Carnaval do Nordeste de Amaralina, Folia 2019: Suíca e Marta Rodrigues marcam presença

01 de Março de 2019 - União Notícias
[Carnaval do Nordeste de Amaralina, Folia 2019: Suíca e Marta Rodrigues marcam presença ]

Autoridades marcam presença na a abertura do melhor Carnaval de bairro da Bahia “Carnaval do Nordeste de Amaralina, Folia 2019”

O Carnaval no Nordeste já começa na última quarta-feira (27/03), um dia antes do dia oficial (28) com oito atrações que animaram os moradores do bairro e apreciadores de fora. A programação começou às 18h, com o desfile de Nucana – Núcleo de Capoeira do Nordeste de Amaralina –, bloco que abre a folia, exaltando um dos maiores símbolos culturais do bairro e de todo o estado. 

Em seguida, se apresentam o Bloco da Prevenção, Suingue Magia, As Donzelas, Sedução Samba, Canibais, Complexo do Samba e Bamboxê. Ao todo, 73 blocos desfilam durante os sete dias oficiais de festa no bairro. A saída das agremiações ocorre no final de linha e vai até a altura do Hotel Lotus, em um percurso um quilômetro. Alguns bloquinhos retornam para o final de linha e outros fazem o percurso inverso. 
Autoridades marcam presença na a abertura do melhor Carnaval de bairro da Bahia “Carnaval do Nordeste de Amaralina, Folia 2019”.
Quem também prestigiou a festa no Circuito Mestre Bimba foi a deputada federal, Lídice da Mata (PSB), o deputado estadual, Jacó (PT), e a deputada estadual Olivia Santana (PCdoB), o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), Silvo Humberto (PSB), a vereadora Marta Rodrigues (PT), e os secretários de estado (a), Fabya Reis e Julieta Palmeira entre outros.

A previsão é que a última agremiação saia às 23h. A programação do Carnaval do bairro se estende até a Quarta-feira de Cinzas (06/3), quando a festa é finalizada com um arrastão. “Para falar do Carnaval do circuito Mestre Bimba, a gente remonta a um passado remoto, quando as escolas de samba do Rio de Janeiro tinham participações nas de Salvador e surge a Diplomatas de Amaralina, de muito destaque. O bairro sempre foi um celeiro para músicos, instituições e entidades carnavalescas.

Hoje, o Carnaval do bairro é oficial e conta com o apoio da Prefeitura para a organização do trânsito, disponibilização de agentes da Guarda Civil Municipal e de banheiros químicos, além da divulgação da programação.

Apenas minitrios desfilam nesse circuito. A festa atrai não só a população do Nordeste e de bairros próximos, como de diversos locais da cidade. 

Homenagem – O nome do circuito é uma homenagem ao criador da Capoeira regional, Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba. Contam os moradores que mestre Bimba descia a ladeira do bairro com muita frequência para jogar capoeira no local que hoje se chama Praça dos Capoeiristas, situada em Amaralina. Mestre Bimba foi também um educador, tirando a arte da marginalidade e formando diversos capoeiristas por meio de suas aulas, que eram também lições de vida.

Comentários

Outras Notícias

[Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana]
Fofoca

Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana

18 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa]
Fofoca

Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa

18 de Agosto de 2025

Fotos: Divulgação | Diamond Films

[Planos de saúde terão cobertura obrigatória para implante contraceptivo]
Saúde

Planos de saúde terão cobertura obrigatória para implante contraceptivo

18 de Agosto de 2025

Foto: Adobe Stock / Reprodução G1

[Bancos de leite humano na Bahia receberão investimento para modernização]
Economia

Bancos de leite humano na Bahia receberão investimento para modernização

18 de Agosto de 2025

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-D

[Alckmin: socorro a exportador afetado por tarifas não causará impacto]
Economia

Alckmin: socorro a exportador afetado por tarifas não causará impacto

16 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[MEC orienta escolas na escolha de livros didáticos para o ensino médio]
Educação

MEC orienta escolas na escolha de livros didáticos para o ensino médio

16 de Agosto de 2025

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil