Casa de Acolhimento vai abrigar 60 filhos de ambulantes durante festa de Iemanjá
29 de Janeiro de 2019 - Redação Pernambués agora
Os ambulantes e catadores que têm filhos com idades de 0 a 17 anos terão mais tranquilidade para trabalhar durante a festa de Iemanjá, neste sábado (2).
Os ambulantes e catadores que têm filhos com idades de 0 a 17 anos terão mais tranquilidade para trabalhar durante a festa de Iemanjá, neste sábado (2). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), montará mais uma vez um espaço de convivência com capacidade para 60 crianças e adolescentes. Desta vez, o local será na Escola Municipal Hercília Moreira, na Rua Monte Conselho, 121, Rio Vermelho. A garotada terá direito a seis refeições diárias, brincadeiras e atividades lúdicas.
A secretária da SPMJ, Cristina Argiles, afirma que a Casa de Acolhimento é a melhor alternativa para vendedores ambulantes e catadores de latinhas que possuem filhos e não têm onde deixá-los enquanto trabalham no evento. “Temos a preocupação de montar toda essa estrutura para acolher e proteger crianças e adolescentes, enquanto pais e mães exercem atividades”, frisa, lembrando o sucesso da iniciativa no Festival Virada Salvador 2019.
A estrutura montada terá equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais, além da equipe de coordenação da SPMJ. Quem quiser deixar a criança na casa de acolhimento, basta se dirigir à escola portando Certidão de Nascimento do menor, RG e comprovante de residência, além dos documentos do responsável legal.
A iniciativa faz parte das ações de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), bem como o Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Salvador. “Lutamos muito para combater o trabalho infantil. Fica aqui o nosso alerta para as famílias que vão trabalhar e levam os filhos para ajudar na tarefa. Isso fere os Direitos da Criança e do Adolescente. Temos uma equipe qualificada para cuidar das crianças, que em vez de estarem ruas, em um ambiente hostil, em um ambiente vulnerável, estarão sob nossos cuidados, com boa alimentação, higiene e atividades lúdicas”, assinalou a secretária.
Fuzuê, Furdunço e Carnaval – No período pré-carnavalesco, como Fuzuê e Furdunço, o público infanto-juvenil poderá ficar na Escola Municipal Casa da Amizade, em Ondina. De 27 de fevereiro a 6 de março, durante o Carnaval, haverá acolhimento de 400 crianças e adolescentes em quatro unidades: na Escola Municipal Casa da Amizade (Ondina), na Escola Municipal Hercília Moreira (Rio Vermelho), no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (Nazaré) e Colégio Estadual Senhor do Bonfim (Barris).
Comentários
Outras Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças
09 de Fevereiro de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional
09 de Fevereiro de 2026Foto: TV Globo
Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição
09 de Fevereiro de 2026A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023