Bahia

Justiça Federal determina que Inema não interfira nas obras do BRT

07 de Dezembro de 2018 - Redação Pernambués agora
[Justiça Federal determina que Inema não interfira nas obras do BRT]

O Consórcio BRT ganhou a ação de agravo movida pela Procuradoria Geral do Município para derrubar o embargo que havia sido emitido pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)

A decisão do juiz federal Leão Aparecido Alves, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, aconteceu antes do órgão negar o pedido de outorga do consórcio para as obras de drenagem no Rio Camarajipe, bem como as licenças para outras intervenções ao longo da Avenida ACM.
Ontem (5), o juiz Pedro Rogério Castro Godinho, da 8ª Vara da Fazenda Pública da Justiça Estadual, já havia determinado, em liminar, que o Inema libere ao Consórcio BRT a autorização para o manejo da fauna referente às obras de implantação do novo modal, bem como a outorga para as intervenções no canal do Rio Camarajipe. O órgão tem cinco dias para cumprir a deliberação.
Com as sentenças, a decisão do Inema de tentar impedir as obras do novo modal é anulada. No verecdito, o juiz federal cita decisões anteriores já obtidas pela Prefeitura e pelo Consórcio BRT a favor da continuidade das obras. 
Ainda ficou determinado que Inema deve se abster de emitir "quaisquer outras notificações, ordens, intimações ou similares que tenham por objeto determinação ou recomendação de suspensão das atividades da obra licenciada pelo órgão competente na esfera municipal”, que é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).
Na sentença, Leão Aparecido Alves afirmou ainda que a paralisação das obras do BRT iriam provocar prejuízos ao município, uma vez que poderia gerar despesas extras e colocar em risco o contrato de financiamento da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal.

Comentários

Outras Notícias

[Plano Safra 2025/2026 já soma R$ 10 bilhões em financiamentos aprovados]
Economia

Plano Safra 2025/2026 já soma R$ 10 bilhões em financiamentos aprovados

19 de Agosto de 2025

Foto: Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá

[Parceria no TJBA busca regularizar polos industriais em 10 cidades]
Bahia

Parceria no TJBA busca regularizar polos industriais em 10 cidades

19 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/TJ-BA

[Ilê Aiyê leva samba-afro e resistência cultural para turnê nos EUA]
Bahia

Ilê Aiyê leva samba-afro e resistência cultural para turnê nos EUA

19 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação

[Fernanda Gentil volta à CazéTV com contrato de três anos]
Fofoca

Fernanda Gentil volta à CazéTV com contrato de três anos

19 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/redes sociais

[Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana]
Fofoca

Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana

18 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa]
Fofoca

Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa

18 de Agosto de 2025

Fotos: Divulgação | Diamond Films