GAP transformando vidas: ONG oferece cursos de capacitação; saiba mais
26 de Novembro de 2018 - Redação Pernambués agora
Veja os cursos:
Ao longo de 17anos, o GAP (Grupo Alerta Pernambués) vem transformando vidas e contando histórias. Preocupados com a situação socioeconômica dos moradores da região, um grupo de líderes comunitários, juntamente com o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), ex coordenador da instituição, criaram o grupo para dá oportunidade aos jovens que sofreram discriminação racial, baixa escolaridade e outros problemas sociais.
Localizado no bairro mais negro de Salvador, segundo o Ibahia, o Gap oferece toda a estrutura para que os cursos sejam realizados. O GAP foi criado por um grupo de moradores e amigos do Bairro de Pernambués, interessados em contribuir com as questões sociais do bairro. “Temos como objetivo defender os interesses dos moradores de Pernambués, intermediar questões sociais e desenvolver atividades diversas. A instituição tem parcerias com o SESC,CFA- Curso de Formação Artesanal e o SIMM que disponibilizam profissionais capacitados para qualificar os alunos pro mercado de trabalho”, afirma Peter Ângelo, atual coordenador da ong.
Artesanatos, Culinária, Estética, Informática e outros cursos estão disponíveis na instituição para diversos públicos a partir de 14 anos. “ Apesar de ter sido pensado para atender o público de Pernambués, o GAP fez tanto sucesso que acabamos atingindo diversos bairros de Salvador e região metropolitana. Temos alunos de Cajazeiras, Lauro de Freitas que buscam o profissionalismo”, afirma o diretor.
Curiosidade
Um novo projeto da instituição pretende ampliar os cursos. Pré- Enem e preparatórios para concursos são uma das maiores apostas do diretor que pretende inaugurar as atividades noturnas já que a busca é grande. O curso é totalmente gratuito. Como não recebe apoio financeiro, os alunos precisam arcar com os gastos dos materiais de consumo que são divididos entre eles. “ Não é um valor que impeça os alunos de comprarem pela situação financeira. Todo o grupo que trabalhamos já sofre uma certa exclusão devido as condições financeiras e o GAP abraça justamente essas pessoas”, diz Peter. O público beneficiado por nossas ações em todos os projetos, chega a mais 300 alunos matriculados por semestre e o intuito é duplicar o número.
A sociedade brasileira passa por uma crise econômica desde 2014 que surgiu de uma crise política, no governo da ex- presidenta, Dilma Rousseff. Com isso, a taxa de desemprego aumentou e as pessoas ficaram sem oportunidades. Com os cursos oferecidos pela Ong, os alunos tem total bagagem para investir no empreendedorismo em busca de um
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023