Bahia

GAP transformando vidas: ONG oferece cursos de capacitação; saiba mais

26 de Novembro de 2018 - Redação Pernambués agora
[GAP transformando vidas: ONG oferece cursos de capacitação; saiba mais]

Veja os cursos:

Ao longo de 17anos, o GAP (Grupo Alerta Pernambués) vem transformando vidas e contando histórias. Preocupados com a situação socioeconômica dos moradores da região, um grupo de líderes comunitários, juntamente com o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), ex coordenador da instituição, criaram o grupo para dá oportunidade aos jovens que sofreram discriminação racial, baixa escolaridade e outros problemas sociais.

     Localizado no bairro mais negro de Salvador, segundo o Ibahia, o Gap oferece toda a estrutura para que os cursos sejam realizados. O GAP foi criado por um grupo de moradores e amigos do Bairro de Pernambués, interessados em contribuir com as questões sociais do bairro. “Temos como objetivo defender os interesses dos moradores de Pernambués, intermediar questões sociais e desenvolver atividades diversas. A instituição tem parcerias com o SESC,CFA- Curso de Formação Artesanal e o SIMM que disponibilizam profissionais capacitados para qualificar os alunos pro mercado de trabalho”, afirma Peter Ângelo, atual coordenador da ong.

     Artesanatos, Culinária, Estética, Informática e outros cursos estão disponíveis na instituição para diversos públicos a partir de 14 anos. “ Apesar de ter sido pensado para atender o público de Pernambués, o GAP fez tanto sucesso que acabamos atingindo diversos bairros de Salvador e região metropolitana. Temos alunos de Cajazeiras, Lauro de Freitas que buscam o profissionalismo”, afirma o diretor. 

Curiosidade

    Um novo projeto da instituição pretende ampliar os cursos. Pré- Enem e preparatórios para concursos são uma das maiores apostas do diretor que pretende inaugurar as atividades noturnas já que a busca é grande. O curso é totalmente gratuito. Como não recebe apoio financeiro, os alunos precisam arcar com os gastos dos materiais de consumo que são divididos entre eles. “ Não é um valor que impeça os alunos de comprarem pela situação financeira. Todo o grupo que trabalhamos já sofre uma certa exclusão devido as condições financeiras e o GAP abraça justamente essas pessoas”, diz Peter. O público beneficiado por nossas ações em todos os projetos, chega a mais 300 alunos matriculados por semestre e o intuito é duplicar o número.

   A sociedade brasileira passa por uma crise econômica desde 2014 que surgiu de uma crise política, no governo da ex- presidenta, Dilma Rousseff. Com isso, a taxa de desemprego aumentou e as pessoas ficaram sem oportunidades. Com os cursos oferecidos pela Ong, os alunos tem total bagagem para investir no empreendedorismo em busca de um

Comentários

Outras Notícias

[Plano Safra 2025/2026 já soma R$ 10 bilhões em financiamentos aprovados]
Economia

Plano Safra 2025/2026 já soma R$ 10 bilhões em financiamentos aprovados

19 de Agosto de 2025

Foto: Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá

[Parceria no TJBA busca regularizar polos industriais em 10 cidades]
Bahia

Parceria no TJBA busca regularizar polos industriais em 10 cidades

19 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/TJ-BA

[Ilê Aiyê leva samba-afro e resistência cultural para turnê nos EUA]
Bahia

Ilê Aiyê leva samba-afro e resistência cultural para turnê nos EUA

19 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação

[Fernanda Gentil volta à CazéTV com contrato de três anos]
Fofoca

Fernanda Gentil volta à CazéTV com contrato de três anos

19 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/redes sociais

[Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana]
Fofoca

Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana

18 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa]
Fofoca

Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa

18 de Agosto de 2025

Fotos: Divulgação | Diamond Films