Artigos

Urgente: Prefeita Maria Maia poderá ser cassada nesta quarta-feira

09 de Abril de 2012 - Piatã

Maria Angélica Juvenal Maia e outras seis pessoas são acusadas de acobertar doação de R$ 266 mil em 2008

Maria Maia, prefeita de Candeias, será julgada na próxima quarta-feira (11) pela acusação de receber dinheiro de uma morta nas eleições de 2008. A data foi publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário.

A gestora teria recebido R$266 mil em doações ilícitas feitas por uma vendedora ambulante que morreu quatro anos antes do último pleito municipal. Quem pede a cassação do mandato da gestora é o Ministério Público Federal.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Maria Maia tentou evitar o julgamento impetrando recursos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não obteve êxito. Se ela for cassada, quem assume o cargo é o presidente da Câmara, Francisco Conceição.

Outras seis pessoas foram denunciadas pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) por participação no esquema.

44% do total arrecadado
Segundo a denúncia, em 2008, os acusados participaram da transferência do valor para a campanha que elegeu Maria Maia e ainda da emissão de documentos e declarações falsas para prestação de contas da então candidata.

O valor, que correspondeu a 44% do total arrecadado na campanha, foi declarado como doado pela vendedora ambulante. Das seis pessoas, quatro eram responsáveis pela organização e arrecadação de recursos da campanha, e dois seriam doadores, sendo um deles sócio de uma construtora contratada pela prefeitura de Candeias.

Na ação penal, a Procuradoria pede condenação aos acusados pelos crimes de falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos, cujas penas variam de dois a seis anos de reclusão, além do pagamento de 300 mil reais para reparação do dano causado à Administração da Justiça Eleitoral.Fonte:CB

Comentários

Outras Notícias

[Banco Central passa a bloquear chaves Pix usadas em golpes e fraudes]
Justiça

Banco Central passa a bloquear chaves Pix usadas em golpes e fraudes

04 de Outubro de 2025

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

[Rapper Hungria mantém boa evolução e hemodiálise é suspensa]
Fofoca

Rapper Hungria mantém boa evolução e hemodiálise é suspensa

04 de Outubro de 2025

Foto: Hungria/Instagram

[Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump]
Política

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

04 de Outubro de 2025

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

[Suíca reflete sobre como a centralização do poder é prejudicial para democracia]
Política

Suíca reflete sobre como a centralização do poder é prejudicial para democracia

03 de Outubro de 2025

Artigo: O fascismo é um jogo sujo contra a quebrada

[Bahia tem caso suspeito de óbito causado por metanol]
Bahia

Bahia tem caso suspeito de óbito causado por metanol

03 de Outubro de 2025

Foto: Biodiesel Brasil

[Governo vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol]
Saúde

Governo vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol

03 de Outubro de 2025

Foto: José Cruz/Agência Brasil