Medo da pressão popular leva deputados baianos a desengavetarem projetos
28 de Junho de 2013 - PiatãOs parlamentares aprovaram a "Ficha Limpa" e reduziram o tempo em que ficam ociosos em casa.
DivulgaçãoO que era para ser uma manifestação para a redução e melhoria nos transportes públicos se tornou o “empurrão” necessário para o fim da falta de vergonha na cara dos parlamentares brasileiros e a impulsão para votação de projetos engavetados há meses e até anos.
Na Bahia não poderia ser diferente, tentando posar de bons moços, os deputados baiano aprovaram na última quita-feira( 27) duas Propostas de Emenda Constitucional (PEC) - a tão temida “Ficha-Limpa” para quem ocupa cargo público efetivo ou comissionados no âmbito dos três poderes do Estado, e a que diminuiu as próprias férias anuais, que deixa de ser de 90 dias e passa a ser de 60.
Para Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, esse comportamento seria uma resposta as reivindicações populares que tomaram conta das ruas não só da Bahia como de todo o país. As leis seguem para a aprovação do governador Jaques Wagner (PT).
A PEC da Bahia, apresentada pelo deputado Elmar Nascimento (PR), é uma adaptação da Lei Federal - e além dos políticos, estão incluídos, todos que assumem cargos públicos nas três esferas do estado.
No texto aprovado, ex-prefeitos que tiveram contas rejeitadas e seus secretários ficam protegidos da PEC – o que para o deputado Carlos Gaban (DEM) é uma forma de dar espaço para corrupção, opinião contrária ao do deputado Álvaro Gomes.
Comentários
Outras Notícias
MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina
03 de Julho de 2026Foto: Divulgação / Prefeitura
Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS
03 de Julho de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco
03 de Julho de 2026Foto: Instagram
SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel
03 de Julho de 2026Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT
SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020
03 de Julho de 2026Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |
Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado
02 de Julho de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023