TSE garante elegibilidade do prefeito e vice-prefeito de Candeias
14 de Maio de 2013 - PiatãPublicação feita na segunda-feira (13) considerou que recurso interposto pela oposição não procede e decidiu pela extinção do processo.
Diplomação do prefeito e vice-prefeito de Candeias
Na tarde da última segunda-feira (13), o Tribunal Regional Eleitoral publicou decisão favorável ao prefeito Sargento Francisco e ao vice prefeito Bom Jorge, eleitos no último pleito de 2012, julgando como não procedente o recurso contra expedição de diploma, interposto pela Coligação Para Reconstruir Candeias/PMDB de Candeias e por Maria Rita Vieira de Oliveira.
De acordo com a publicação, a par do disposto no Código Eleitoral e de que as condições de elegibilidade não se incluem no rol taxativo do art. 262 do Código Eleitoral, é certa e pacífica a exegese de que a falta de condição de elegibilidade não pode ser suscitada em sede de recurso contra expedição de diploma.
Diante deste entendimento, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela extinção do processo: ante o exposto, por ausente a adequação da medida eleita para a discussão do direito material nela suscitado e pela evidente configuração da ausência de condição da ação, na linha do opinativo do Ministério Público Eleitoral, deve a referida ação ser EXTINTA SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO, nos termos do art. 267, VI, do CPC, de aplicação subsidiária no Processo Civil Eleitoral.
Comentários
Outras Notícias
Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato
19 de Agosto de 2026Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |
Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas
19 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha
Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023