Dilma recebe presidente do Paraguai no Palácio do Planalto
30 de Setembro de 2013 - PiatãReunião entre os dois líderes deve tratar de temas do Mercosul. Após se reunir com Dilma, Horácio Cartes participa de almoço no Itamaraty.
A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira (30) para uma reunião no Palácio do Planalto o presidente do Paraguai, Horácio Cartes. Conforme protocolo das visitas de Estado, Cartes foi recebido por Dilma e pelo chanceler Luiz Alberto Figueiredo na rampa de acesso ao salão nobre do Planalto. O presidente passou em revista às tropas, houve execução dos hinos paraguaio e brasileiro e disparo de 21 tiros de canhão pelo Batalhão da Guarda Presidencial.
Durante a visita de Estado, Cartes e Dilma deverão tratar de temas relacionados ao Mercosul, bloco do qual o Paraguai ficou suspenso após o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.
Segundo informações do Itamaraty, os dois presidentes "darão continuidade ao diálogo sobre a ampla agenda bilateral, com ênfase em cooperação técnica, desenvolvimento fronteiriço, temas comerciais, temas de infraestrutura e iniciativas de combate à pobreza". Deverá ainda ser acertada parcerias em segurança pública, agricultura, saúde, turismo, defesa, infraestrutura e tecnologias sociais.
Horácio Cartes e Dilma Rousseff farão declaração à imprensa após reunião fechada. Em seguida, almoçarão no Palácio Itamaraty.
Mais cedo, em sua conta no microblog Twitter, Dilma disse que o Paraguai “é um aliado histórico” do Brasil ao comentar sobre a visita. “Nossos 2 povos ganham c/ maior cooperação”, afirmou a presidente.
Além de Figueiredo, os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Gleisi Hofmann (Casa Civil), Edison Lobão (Minas e Energia), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) acompanharam a chegada de Cartes.
*G1.
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023