Rilza Valetin diz ser marco na história de São Francisco do Conde
13 de Novembro de 2013 - Piatã“Eu tenho a ousadia de dizer que a história de São Francisco tem dois, não, diria mais, três capítulos, um antes outro depois da prefeita Rilza e agora com a Unilab”, declarou a líder do executivo e recém-eleita presidente do PT na cidade.

Após vencer as eleições com unanimidade para a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Francisco do Conde, a prefeita Rilza Valetin não tem do que reclamar. Hoje, em entrevista ao radialista Roque Santos, na Baiana FM (89.3), a líder da cidade do petróleo falou sobre as eleições e as novidades que, segundo a alcáide, serão marco para a cidade.
Unilab
No que tange a educação, Rilza destacou a importância da Universidade da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab) para o desenvolvimento de São Francisco do Conde. “Eu tenho a ousadia de dizer que a história de São Francisco tem dois, não, diria mais, três capítulos, um antes outro depois da prefeita Rilza e agora com a Unilab”, declarou a líder do executivo.
Rilza adianta que a nova instituição de ensino, que contará com curso como Medicina e Engenharia de Petróleo e Gás, terá formato semelhante ao adotado pela Ufba, com Bacharelados Interdisciplinares (B.I.), convênio com a Universidade Federal do Extremo-Sul e com hospitais do estado para serem usados na aprendizagem dos estudantes. “Queremos formar os cidadãos de São Francisco para trabalhar aqui. Precisamos que as vagas de emprego que disponibilizamos sejam ocupadas por sãofranciscanos”.
A prefeita também falou de mobilidade na cidade e lembrou do uso das viasmarítimas para se deslocar. Segundo ela, foi pedido um mapeamento para que no futuro as pessoas possam sair de Salvador e ir para São Francisco do Conde em embarcações. “Também estamos fazendo uma estação rodoviária para ligar a cidade a muitas outras localidades, não só Candeias, Salvador”, informou a alcaide.
Igreja do Monte Recôncavo
Fechada desde 2008, a Igreja do Monte Recôncavo está situada, como explicou a prefeita, no ponto mais alto da região. “A igreja estava quase desabando, uma das paredes tinha uma rachadura que dava para por uma mão,e aquilo é um patrimônio, onde os escravos se refugiavam. A gente pretende lá na frente, porque não é um obra fácil, restaurar”.
Insatisfações da população
A prefeita que está já no seu segundo mandato afirma que as medidas vêm sendo feitas e que manifestações que param o trânsito ferem o direito daqueles que precisam ir em "uma consulta médica ou têm um compromisso inadiável". A prefeita também alegou dificuldades para contratar médicos para os postos de saúde, pois realiza chamada e o número de interessados é baixo. “Na última convocação, 11 médicos se inscreveram e cinco foram levar a documentação”, conta. Rilza assegura que em Caípe está sendo construído um posto “moderníssimo”, por exemplo, e dentro de dois meses os Postos de Saúde da Família (PSF) estão em pleno funcionamento.
“Queremos emprego!”
Aos que bradaram por emprego na Refinaria Ladulpho Alves, a prefeita disse ter sido surpreendida com a reivindicação. “A gente não tem gerência na Refinaria, ali é uma empresa privada, o que podemos fazer é intermediar, e foi o que fizemos: criamos uma comissão para isso”.
Sobre empregos públicos, Rilza lembrou que com uma cidade de 30 mil, a prefeitura possui mais funcionários do que municípios de cem e duzentos mil habitantes e que vem trazendo duas empresas e o Mercantil Rodrigues para empregar os sãofranciscanos. “Não tem como colocar todo mundo na prefeitura”.
Sobre as eleições
“Dizem que toda unanimidade é burra, eu creio que, no meu caso, foi uma exceção”, declarou a petista, agora presidente municipal da sigla. Especulada por Roque Santos sobre suas preferências, Rilza foi diplomática e disse que vem aprendendo não dar declaração de preferência, porque “seria como uma mãe que diz ter um filho que mais gosta”. “Eu vou apoiar aquele que defender o nosso projeto. Mas acho que se dividir muito, enfraquece”, referindo-se a possibilidade de muitos saírem como candidatos a deputado.
Comentários
Outras Notícias
![Suíca reflete sobre como a centralização do poder é prejudicial para democracia [Suíca reflete sobre como a centralização do poder é prejudicial para democracia]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238151/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca reflete sobre como a centralização do poder é prejudicial para democracia
03 de Outubro de 2025Artigo: O fascismo é um jogo sujo contra a quebrada
![Bahia tem caso suspeito de óbito causado por metanol [Bahia tem caso suspeito de óbito causado por metanol]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238150/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem caso suspeito de óbito causado por metanol
03 de Outubro de 2025Foto: Biodiesel Brasil
![Governo vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol [Governo vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238149/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol
03 de Outubro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
![Termina hoje inscrição para 2ª chamada do Mais Médicos Especialistas [Termina hoje inscrição para 2ª chamada do Mais Médicos Especialistas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238148/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Termina hoje inscrição para 2ª chamada do Mais Médicos Especialistas
03 de Outubro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Ranking do Reclame Aqui revela as 5 piores empresas avaliadas pelos consumidores [Ranking do Reclame Aqui revela as 5 piores empresas avaliadas pelos consumidores]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238147/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ranking do Reclame Aqui revela as 5 piores empresas avaliadas pelos consumidores
02 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
![Festival de Verão Salvador 2026 inicia venda de ingressos; veja atrações e valores [Festival de Verão Salvador 2026 inicia venda de ingressos; veja atrações e valores]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238146/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Festival de Verão Salvador 2026 inicia venda de ingressos; veja atrações e valores
02 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023