Artigos

Marina Silva critica alianças eleitorais e as chama de 'lógica perversa' em SP

13 de Outubro de 2013 - Piatã

Ex-senadora diz que apoio ao PSB prioriza criação de propostas de governo. Marina esteve em Ribeirão Preto para inauguração de Instituto de Psicologia.

A ex-senadora Marina Silva criticou, na noite deste sábado (12), em Ribeirão Preto (SP), a posição de políticos brasileiros que, segundo ela, criam alianças eleitorais por interesses partidários, sem levar em consideração a criação de propostas de governo. Ela chamou a atitude de "lógica perversa", e justificou que sua filiação ao PSB - partido que deve lançar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como candidato à presidência em 2014 - se trata de uma aliança programática, que prioriza a elaboração de um programa de candidatura voltado às necessidades do país.

Marina esteve na cidade para participar da inauguração do Instituto de Psicologia Avançada deRibeirão Preto (IPA-RP), unidade que deve prestar atendimento de terapia psicológica à população de baixa renda.

Indagada se poderá sair como candidata à vice-presidente nas eleições presidenciais, Marina disse não estar preocupada com posições em formação de chapa eleitoral. De acordo com a ex-senadora, a aliança com o PSB visa criar uma proposta de programa de governo que venha de encontro às necessidades do Brasil.

"Não fizemos essa discussão [de dobradinha eleitoral] porque queremos fazer uma inversão dessa lógica perversa de que primeiro as pessoas fazem uma aliança eleitoral, para ganhar a eleição, sem discutir quais são as propostas. Em um país em que temos uma realidade em que o analfabetismo voltou a crescer, problemas de infraestrutura e saneamento básico, a necessidade de um programa é fundamental.

Resolvemos fazer uma aliança programática e não nos perderemos nessa história de ficar decidindo qual é o cargo", afirma.

A ex-senadora, no entanto, confirmou o nome de Campos como candidato à presidente pelo PSB. "Tem um cargo que já está colocado, que é o do Eduardo. O Eduardo é o candidato do PSB que vinha construindo essa candidatura. Não coloquei nenhuma condicionante em relação à posição dentro de chapa. Até porque para mim, o mais importante é termos um conjunto de propostas", diz.

Rede

Marina disse ainda que a negação do registro da Rede Sustentabilidade - proposta de fundação do partido liderada pela ex-senadora - pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi injusta. "É um partido que tem alta representação social, tem programa e militância. Infelizmente, a Rede não teve seu registro e isso nos fez ir para outro caminho, que foi o de buscar uma candidatura já posta para fazer uma aliança programática", diz.

As discussões dos projetos da Rede com a filiação de Marina ao PSB estão, de acordo com a ex-senadora, focadas no programa da candidatura do partido de Campos. "Estamos adensando o programa de candidatura do PSB para que a questão da sustentabilidade e o avanço na qualidade da política possam estar presentes", conclui.

*G1.

Comentários

Outras Notícias

[Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média]
Economia

Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média

01 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa]
Política

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

01 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

[Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado]
Educação

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

01 de Agosto de 2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações]
Bahia

Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes ]
Esportes

Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico]
Bahia

Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias